O CPF, ou Cadastro de Pessoa Física, é um dos principais documentos de identidade no Brasil e a partir dele é possível ter acesso a diversas informações sobre os indivíduos.
Por isso, o CPF acaba sendo alvo de vários golpistas, que aplicam diversos tipos de fraudes, como a multiplicidade de CPF. Esse tipo de fraude pode gerar grandes prejuízos tanto para empresas, principalmente do setor financeiro, como para pessoas físicas.
O que é multiplicidade de CPF?
A multiplicidade, também conhecida como duplicidade de CPF, ocorre quando uma pessoa consegue gerar diversos números de CPF em seu nome. Dessa forma, ela pode realizar ações com um outro número de CPF, mesmo que um outro tenha sido restrito por inadimplência, por exemplo.
Essa prática é geralmente utilizada para fraudes nos setores financeiro e bancário, como nos casos de solicitação de empréstimos ou crédito. Também pode ser usada para criar empresas fictícias para lavar dinheiro ou realizar outros tipos de golpes financeiros.
Para emitir múltiplos CPFs, o fraudador geralmente faz pequenas alterações em suas informações pessoais, como alterar sobrenome, data de nascimento ou filiação.
Dificuldades para identificar fraudes em CPF
Os golpistas costumam usar números de CPF que estão atrelados a um documento de identificação verdadeiro, dificultando assim o processo de identificação da fraude.
Nesses casos, como o número de CPF está associado a um indivíduo que pode ser apto a ser aprovado pelo sistema da empresa, ele acaba sendo aceito, quando na verdade, não foi ele quem realizou o cadastro.
Ademais, como a maior parte das pessoas não costumam conferir essas situações de multiplicidade de CPF, os fraudadores costumam “alimentar” seus números falsos de CPF em lojas e bureaus, para que o documento seja aprovado em cada vez mais cadastros.
Crimes mais comuns de duplicidade de CPF
Os crimes mais comuns que fraudadores de CPF cometem são:
- Lavagem de dinheiro
- Solicitação de empréstimos ou créditos
- Golpes em empresas do mercado financeiro e bancário
Lavagem de dinheiro: Os fraudadores criam diversas contas para que fundos ilícitos sejam movimentados de forma difícil de identificar a origem do dinheiro;
Solicitação de empréstimos ou créditos: Os golpistas obtém empréstimos ou créditos com os CPFs clonados, deixando as vítimas com dívidas não autorizadas;
Golpes em empresas do mercado financeiro e bancário: Criminosos fazem uso de diversos CPFs para abrir contas bancárias, solicitar cartões de crédito e realizar transações financeiras em nome de terceiros, gerando grandes prejuízos financeiros tanto para bancos quanto para consumidores.
Como identificar a multiplicidade de CPF
Para conseguir identificar possíveis números de CPF falsos, é importante analisar os dados cadastrais associados ao CPF, atentando-se a mudanças sutis que podem indicar a fraude.
Além disso, separamos algumas outras dicas que podem ajudar a identificar a duplicidade de CPF:
- Cruzar informações de bancos de dados diferentes: ao cruzar informações de diferentes bancos de dados, você pode identificar diferentes CPFs vinculados à mesma pessoa;
- Se atentar ao histórico de crédito: analisar o histórico de crédito de um indivíduo e avaliar possíveis discrepâncias pode ser um indicativo de multiplicidade;
- Verificar biometria: implementar verificação biométrica pode ser uma das soluções para evitar tentativas de usar múltiplos números de CPF em nome de uma única pessoa.
Como saber se o CPF foi cancelado?
Para saber se o seu CPF foi cancelado, siga o passo a passo a seguir:
- Acesse o site de consulta ao CPF da Receita Federal;
- Preencha os dados solicitados e faça a validação de segurança;
- Clique em “Consultar” para acessar o comprovante de Situação Cadastral.
Meu CPF foi cancelado, e agora?
Caso o seu CPF tenha sido cancelado, é necessário ir a uma unidade de atendimento da Receita Federal, com os seus documentos pessoais, para regularizar a situação.
Por que meu CPF foi cancelado?
O cancelamento de um número de CPF ocorre quando existe mais de um número associado a mesma pessoa.
Assim, o documento pode ser cancelado por um ordem judicial ou em situações em que a abertura de um novo cadastro na Receita Federal – quando a pessoa muda o sobrenome após o casamento, por exemplo.
Além disso, o CPF deve ser cancelado após o falecimento da pessoa.
Proteja sua empresa com a QI Tech
Para proteger a sua empresa de números de CPF que podem ter sido criados por fraudadores, conte com as soluções automatizadas da QI Tech, como Onboarding Digital, Validação Cadastral, Reconhecimento Facial e Liveness e Device Scan.