Validação facial de usuários: proteja sua empresa com uma base de faces

Sumário

Newsletter da QI Tech

Assine a newsletter da QI Tech e fique por dentro das notícias e análises mais importantes para fintechs, setor financeiro, cybersegurança e mercado de capitais.

Ao seguir com a Assinatura da Newsletter, declaro que li, compreendi e concordo com os termos da Política de Privacidade da QI Tech.

Qualquer empresa presente no meio online atualmente necessita de um sistema de validação facial para proteger-se.

A grande questão neste ponto é: como verificar a autenticidade desses clientes sem prejudicar a agilidade dos serviços e a experiência do usuário?

Uma das melhores soluções é usar uma base de faces confiável. Veja como isso funciona.

O que é validação facial? 

A validação facial, também conhecida como biometria facial, é uma tecnologia que confirma a identidade de alguém pelo seu rosto. Para realizar esse processo, a solução compara a imagem tirada no momento de verificação (selfie) com outra presente em um banco de dados. 

O que é uma base de faces? 

Esse banco de dados é, na prática, a base de faces. A base de faces pode ser descrita como um banco de fotos de várias pessoas, vinculadas aos seus respectivos CPFs. Sendo assim, a comparação com a selfie de um potencial usuário pode ser realizada.  

As imagens já existentes na base certificam se há alguma correspondência ou divergência com a foto tirada para a verificação, dizendo se o cliente é realmente quem ele diz ser, ou se está tentando se passar por outra pessoa.

Como funciona a validação facial?

O funcionamento da validação facial com a base de faces pode ser dividido em três etapas. São elas: 

  • Captação
  • Análise
  • Reconhecimento

Captação

Para que a validação facial ocorra, é preciso, primeiramente, encontrar um rosto. A captação é responsável por detectar um rosto em uma imagem, recolhendo os dados faciais do cliente. 

Esses dados podem ser recolhidos em diferentes formas de captação, como  imagens comuns, vídeos, visualizações em câmeras de segurança e dados tridimensionais. 

A captação realizada pela QI Tech ainda utiliza do Liveness, que age como uma Prova de Vida. Com essa tecnologia, é possível notar se uma pessoa está tirando uma foto ou usando uma máscara, por exemplo. 

Análise

Depois de ter a imagem, o sistema passa a analisá-la. Nessa etapa do processo, são examinados diferentes traços faciais, como a boca, a distância entre os olhos, as maçãs do rosto e a distância da testa ao queixo. 

Cada pessoa possui, em média, 80 características biológicas que nos individualizam, como uma impressão digital, fazendo com que cada um de nós tenha uma espécie de “assinatura facial”. 

Reconhecimento

Por fim, o sistema utiliza a base de faces para comparar a imagem captada com aquela dentro do banco de fotos. Sendo assim, é possível afirmar que quanto mais rostos presentes na base, mais preciso é o reconhecimento. 

Ao final do processo, a validação facial prova se o usuário é quem afirma ser. 

Como a validação facial com a base de faces ajuda na prevenção a fraudes?

A validação facial surge como uma alternativa mais segura de proteção contra fraudes. Soluções como senhas e tokens podem ser facilmente hackeados, esquecidos, ou até mesmo roubados, algo que é muito mais difícil de acontecer com a validação facial, que é bem mais complicada de ser alterada. 

A base de faces, por sua vez, pode ser integrada ao processo de antifraude por meio de um sistema que permite que o cliente ou usuário tire uma foto do seu rosto. 

Em seguida, a ferramenta analisa as imagens, comparando-as com a base de face, utilizando técnicas de biometria facial, liveness e anti-spoofing. Esses elementos trabalham em conjunto para criar um perfil único e seguro para cada indivíduo, que é armazenado nessa base.

Além disso, a base de faces permite que o perfil seja acessado e consultado sempre que o cliente realizar uma operação financeira de maior valor ou solicitar uma alteração de dados cadastrais sensíveis, por exemplo.

Camada adicional de segurança na validação facial

Uma robusta base de faces combinada com técnicas de liveness (prova de vida) são soluções que visam aumentar a segurança e a confiabilidade dos processos de autenticação e verificação dos clientes. 

Elas protegem as empresas contra fraudes e falsificações, mitigando prejuízos e danos à reputação. Liveness ou prova de vida é uma técnica que verifica se a pessoa que está passando pela análise facial está, de fato, presente no momento da autenticação.

Esse processo é importante para impedir que os fraudadores usem fotos, vídeos ou máscaras para tentar enganar o sistema.

Vantagens de usar a validação facial com base de faces 

  • Aumento da segurança e da confiabilidade: tecnologia de ponta e algoritmos robustos verificam a identidade dos clientes, mitigando fraudes e falsificações.
  • Redução de custos e de tempo: com uma base de faces robusta, a empresa automatiza e agiliza o processo de validação de usuários, reduzindo a necessidade de intervenção humana e de documentos físicos.
  • Melhoria da experiência e da satisfação do cliente: cadastro e validação simples, rápidos e intuitivos, melhorando a conversão e a fidelização dos clientes.

Validação Facial da QI Tech e seus benefícios

A QI Tech disponibiliza aos clientes uma base com mais de 120 milhões de rostos, abrangendo praticamente toda a população brasileira que utiliza serviços online, inclusive aqueles que têm somente o documento RG.

Essa funcionalidade já está integrada a todas as soluções da QI Tech, aumentando a segurança e a confiabilidade das suas operações. Com a QI, seu negócio também conta com outras camadas de proteção, como análise de comportamento, geolocalização, background check e device scan (validação de dispositivo).

Por fim, contratando qualquer uma das soluções, sua empresa tem à disposição uma equipe de especialistas que oferece suporte técnico 24/7, auxiliando na implementação, na configuração e na manutenção das soluções.

Conheça a QI Tech

A QI Tech é uma plataforma one-stop-shop de infraestrutura tech e regulatória para serviços financeiros, consolidando-se como uma das principais fintechs do Brasil desde sua fundação em 2018. 

Suas soluções permitem a qualquer empresa oferecer produtos financeiros aos seus clientes.

A QI Tech oferece também soluções de ponta a ponta na jornada de crédito, desde o onboarding de clientes, antifraude transacional e motor de regras, passando por Banking as a Service, pagamento de boletos e Pix em alto volume, contas digitais, buy now pay later, reconhecimento facial, esteiras de emissão de crédito, administração e custódia de fundos de investimento, entre outros.

Atualmente, a empresa tem mais de 300 clientes, que usam sua plataforma tecnológica para ofertar serviços financeiros ao mercado.

Compartilhe esse conteúdo 😃

Equipe Blog QI Tech
Equipe Blog QI Tech
Somos o principal blog sobre serviços financeiros B2B do Brasil e a 1ª Sociedade de Crédito Direto – nº329 a oferecer infraestrutura bancária para construção de serviços financeiros. Temos a missão de democratizar o acesso ao crédito. 🚀💙

Melhores Posts

PlataformaAll-in-Onepara
criar produtos financeiros

Monte seu banco digital. Ofereça crédito e financiamento. Automatize pagamentos e cobranças. Analise clientes de maneira imediata e segura contra fraudes. Tudo o que você precisa para lançar soluções financeiras, com uma tecnologia robusta, rápida, modular e com APIs simples e de alta disponibilidade.

Rolar para cima