Validação facial de usuários: proteja sua empresa com uma base de faces

Sumário

Newsletter da QI Tech

Assine a newsletter da QI Tech e fique por dentro das notícias e análises mais importantes para fintechs, setor financeiro, cybersegurança e mercado de capitais.

Ao seguir com a Assinatura da Newsletter, declaro que li, compreendi e concordo com os termos da Política de Privacidade da QI Tech.

A validação de identidade de potenciais clientes é um tema crucial para qualquer empresa presente no meio online atualmente, seja via site ou aplicativo.

A grande questão neste ponto é: como verificar a autenticidade desses clientes sem prejudicar a agilidade dos serviços e a experiência do usuário?

Uma das melhores soluções é usar uma base de faces confiável. Veja como isso funciona.

O que é uma base de faces e qual a sua importância no processo de prevenção a fraudes?

A base de faces é, na prática, um banco de fotos de várias pessoas, vinculadas aos seus respectivos CPFs. 

Essa base permite a comparação entre a foto (selfie) de um potencial novo usuário com as imagens já existentes na base, verificando se há alguma correspondência ou divergência. 

Assim, identificamos se o possível cliente é realmente quem ele diz ser, ou se está tentando se passar por outra pessoa.

A base de faces pode ser integrada ao processo de antifraude por meio de um sistema que permite que o cliente ou usuário tire uma foto do seu rosto e do seu documento. 

Em seguida, a ferramenta analisa as imagens, comparando-as com a base de face, utilizando técnicas de biometria facial, liveness e anti-spoofing.

Esses elementos trabalham em conjunto para criar um perfil único e seguro para cada indivíduo, que é armazenado nessa base.

Esse perfil pode ser acessado e consultado sempre que o cliente realizar uma operação financeira de maior valor ou solicitar uma alteração de dados cadastrais sensíveis, por exemplo.

Camadas adicionais de segurança na validação facial

Uma robusta base de faces combinada com técnicas de reconhecimento facial e liveness (prova de vida) são soluções que visam aumentar a segurança e a confiabilidade dos processos de autenticação e verificação dos clientes. 

Elas protegem as empresas contra fraudes e falsificações, mitigando prejuízos e danos à reputação.

  • Reconhecimento ou biometria facial é uma técnica que utiliza as características únicas do rosto de uma pessoa para reconhecê-la e validá-la.

Ela é muito mais segura do que as senhas ou os documentos físicos, que podem ser esquecidos, perdidos ou roubados.

  • Liveness ou prova de vida é uma técnica que verifica se a pessoa que está passando pela análise facial está, de fato, presente no momento da autenticação.

Esse processo é importante para impedir que os fraudadores usem fotos, vídeos ou máscaras para tentar enganar o sistema.

Quais são os benefícios da contratação de uma base de faces para a sua empresa?

  • Aumento da segurança e da confiabilidade: tecnologia de ponta e algoritmos robustos verificam a identidade dos clientes, mitigando fraudes e falsificações.
  • Redução de custos e de tempo: com uma base de faces robusta, a empresa automatiza e agiliza o processo de validação de usuários, reduzindo a necessidade de intervenção humana e de documentos físicos.
  • Melhoria da experiência e da satisfação do cliente: cadastro e validação simples, rápidos e intuitivos, melhorando a conversão e a fidelização dos clientes.

Por que escolher a base de faces da QI Tech?

A QI Tech disponibiliza aos clientes uma base com mais de 110 milhões de rostos, abrangendo praticamente toda a população brasileira que utiliza serviços online, inclusive aqueles que têm somente o documento RG.

Essa funcionalidade já está integrada a todas as soluções da QI Tech, aumentando a segurança e a confiabilidade das suas operações. 

Com a QI, seu negócio também conta com outras camadas de proteção, como análise de comportamento, geolocalização, background check e device scan (validação de dispositivo).

Por fim, contratando qualquer uma das soluções, sua empresa tem à disposição uma equipe de especialistas que oferece suporte técnico 24/7, auxiliando na implementação, na configuração e na manutenção das soluções.

Conheça a QI Tech

A QI Tech é uma plataforma one-stop-shop de infraestrutura tech e regulatória para serviços financeiros, consolidando-se como uma das principais fintechs do Brasil desde sua fundação em 2018. 

Suas soluções permitem a qualquer empresa oferecer produtos financeiros aos seus clientes.

A QI Tech oferece também soluções de ponta a ponta na jornada de crédito, desde o onboarding de clientes, antifraude transacional e motor de regras, passando por Banking as a Service, pagamento de boletos e Pix em alto volume, contas digitais, buy now pay later, reconhecimento facial, esteiras de emissão de crédito, administração e custódia de fundos de investimento, entre outros.

Atualmente, a empresa tem mais de 300 clientes, que usam sua plataforma tecnológica para ofertar serviços financeiros ao mercado.

A QI SCD, instituição financeira da companhia, emite mais de 80 mil créditos por dia. Ao todo, o volume financeiro ultrapassa os R$800 milhões por mês e supera a marca de 20 milhões de brasileiros com melhor acesso ao crédito por ano.

Compartilhe esse conteúdo 😃

Equipe Blog QI Tech
Equipe Blog QI Tech
Somos o principal blog sobre serviços financeiros B2B do Brasil e a 1ª Sociedade de Crédito Direto – nº329 a oferecer infraestrutura bancária para construção de serviços financeiros. Temos a missão de democratizar o acesso ao crédito. 🚀💙

Melhores Posts

PlataformaAll-in-Onepara
criar produtos financeiros

Monte seu banco digital. Ofereça crédito e financiamento. Automatize pagamentos e cobranças. Analise clientes de maneira imediata e segura contra fraudes. Tudo o que você precisa para lançar soluções financeiras, com uma tecnologia robusta, rápida, modular e com APIs simples e de alta disponibilidade.

Rolar para cima