Conta Laranja: como evitar fraudes com dados falsos

Sumário

Newsletter da QI Tech

Assine a newsletter da QI Tech e fique por dentro das notícias e análises mais importantes para fintechs, setor financeiro, cybersegurança e mercado de capitais.

Ao seguir com a Assinatura da Newsletter, declaro que li, compreendi e concordo com os termos da Política de Privacidade da QI Tech.

A conta laranja é um tipo de fraude em que são utilizados dados bancários de uma pessoa real para realizar movimentações financeiras e adquirir produtos e serviços ilícitos. Este tipo de conta é criada de diversas maneiras e para finalidades distintas, podendo ocorrer na fase do cadastro, login e na etapa transacional.

É usada para fins criminosos, como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, estelionato, pirâmides financeiras, entre outros. Basicamente, uma conta laranja usa os dados de um usuário (geralmente que teve os dados roubados ou vazados e muitas vezes sequer sabe da existência dessa conta) em benefício de outro (o fraudador).

Além de prejudicar as vítimas que têm seus dados roubados ou emprestados, a conta laranja também pode trazer prejuízos para as instituições financeiras que são responsáveis pela abertura e pela movimentação dessas contas. Esses prejuízos podem ser financeiros, operacionais, regulatórios e reputacionais.

Por isso, é fundamental que a sua empresa entenda e adote algumas medidas preventivas e reativas para evitar fraudes de conta laranja.

Dicas para evitar fraudes de conta laranja

Adote um processo rigoroso de KYC (Know Your Customer)

O KYC é um conjunto de práticas que visa conhecer melhor o perfil e a origem dos clientes, verificando seus dados, documentos e comportamentos. O KYC ajuda a identificar possíveis fraudadores e a evitar a abertura de contas laranjas.

Para isso, é importante usar ferramentas e tecnologias como scan e validação de documentos, reconhecimento facial, liveness e background check.

Monitore as transações dos clientes

Além de conhecer os clientes na hora da abertura da conta, é preciso acompanhar as suas transações ao longo do tempo, analisando padrões, frequências, valores e destinos das movimentações. Isso permite detectar atividades suspeitas ou anormais que podem indicar o uso de contas laranjas.

Para isso, é importante usar ferramentas e tecnologias como antifraudes específicos para transações.

Eduque os clientes sobre os riscos das contas laranjas

Muitas vezes, os clientes não sabem ou não se importam com os riscos de emprestar ou vender seus dados bancários para terceiros, ou não tomam os cuidados necessários para garantir a segurança de seus dados.

Por isso, é importante conscientizar os clientes sobre os perigos das contas laranjas, alertando sobre as consequências legais, financeiras e morais que podem decorrer dessa prática. Para isso, é importante usar canais de comunicação como redes sociais, e-mail marketing, SMS e aplicativos.

Contas laranjas e o Pix

A relação entre o Pix e as contas laranjas é que o Pix pode facilitar a prática de fraudes com contas laranjas, pois o fraudador pode realizar múltiplas transferências de valores para diferentes instituições financeiras em pouco tempo, o que torna difícil rastrear os montantes.

Além disso, o Pix pode aumentar a demanda por contas laranjas, pois o fraudador pode oferecer ganhos atrativos para pessoas que emprestem ou vendam seus dados bancários para a abertura de novas contas ou o aluguel de contas existentes.

Por isso, o Banco Central está adotando medidas para aumentar a segurança do Pix e combater as contas laranjas. Algumas dessas medidas são:

  • Limitar em R$ 1 mil as transferências e pagamentos de pessoas físicas entre as 20h e as 6h;
  • Permitir que os clientes alterem os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras;
  • Incentivar as instituições financeiras a adotarem um processo rigoroso de KYC, que visa conhecer melhor o perfil e a origem dos clientes, verificando seus dados, documentos e comportamentos;
  • Monitorar as transações dos clientes e identificar atividades suspeitas ou anormais que podem indicar o uso de contas laranjas;

Como a QI Tech pode ajudar a sua empresa a evitar fraudes de conta laranja

A QI Tech conta com a solução Conheça Seu Cliente que monitora as transações realizadas nessas contas, identificando padrões suspeitos e bloqueando operações fraudulentas.

  • Onboarding: Plataforma automatizada para validações de compliance e prevenção à fraude. Converta mais clientes sem comprometer a segurança e a produtividade do seu negócio.
  • Motor de crédito: Automatize e melhore o seu processo de análise de crédito em uma única plataforma. Personalize as suas políticas de forma intuitiva com o nosso motor de regras.
  • Device scan: Com o Device Scan, realizamos uma análise completa do dispositivo do seu usuário. Validamos aplicativos instalados, geolocalização, se o dispositivo foi violado ou rootado, e se está em nossa base de fraudadores.
  • Antifraude transacional: Solução completa para validação de transações e pagamentos. TED, DOC, boleto, PIX, cartão, entre outros. Torne a conta de seus clientes mais segura.

Compartilhe esse conteúdo 😃

Equipe Blog QI Tech
Equipe Blog QI Tech
Somos o principal blog sobre serviços financeiros B2B do Brasil e a 1ª Sociedade de Crédito Direto – nº329 a oferecer infraestrutura bancária para construção de serviços financeiros. Temos a missão de democratizar o acesso ao crédito. 🚀💙

Melhores Posts

PlataformaAll-in-Onepara
criar produtos financeiros

Monte seu banco digital. Ofereça crédito e financiamento. Automatize pagamentos e cobranças. Analise clientes de maneira imediata e segura contra fraudes. Tudo o que você precisa para lançar soluções financeiras, com uma tecnologia robusta, rápida, modular e com APIs simples e de alta disponibilidade.

Rolar para cima