Com o motor de regras sua empresa define e aplica critérios de negócios, eliminando a necessidade de intervenção manual e repetitiva, e melhorando os resultados de forma rápida e integrada.
Escolher com quem se quer fazer negócio ou quem pode tomar crédito é uma decisão complexa, que leva em consideração uma série de regras e critérios. Antigamente, cada caso era analisado manualmente, com grande chances de simplesmente ser ineficiente, ou pior: acarretar em erros que custam caro à companhia.
Com a evolução da tecnologia, é possível tomar esse tipo de decisão em escala. Automatizar e personalizar as regras de negócio para essa definição pode trazer uma série de benefícios. E isso é possível.
Entendendo o conceito de um motor de regras
Um motor de regras possui uma série de critérios pré-definidos pelo usuário (ou recomendados por um terceiro, como um expert ou uma autoridade regulatória).
Ele analisa os inputs (cadastros ou pedidos de crédito, por exemplo) contra essa série de regras, que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da empresa e aplicadas em diversos cenários, e “cospe” uma decisão ou recomendação – por exemplo, aprovação, reprovação ou encaminhamento para análise manual.
Além das regras default, um gestor pode escolher os seus próprios critérios de decisão. Essa flexibilidade permite que os líderes de negócios desenvolvam e atualizem o motor de regras facilmente (dependendo das modificações que a empresa precise fazer na análise), tendo mais autonomia, tornando o processo mais rápido, acessível.
Um motor de regras pode ser integrado a outros sistemas e aplicativos utilizados pela empresa, como CRM, ERP e sistemas de marketing, possibilitando uma automação completa e integrada dos processos.
Principais benefícios do motor de regras
Além da automatização de processos que já abordamos, vejamos alguns dos principais benefícios:
- Tomada de decisões mais precisa: definir regras de negócios claras e objetivas contribui para uma tomada de decisão mais rápida e eficiente, com base em critérios previamente estabelecidos.
- Flexibilidade e personalização: a ferramenta permite que as empresas personalizem suas regras e critérios de acordo com suas necessidades específicas, adaptando-se a diferentes cenários e mudanças no ambiente de negócios.
- Maior agilidade e escalabilidade: com regras claras, as empresas podem aumentar sua velocidade de resposta e escalabilidade, garantindo um serviço de qualidade mesmo em períodos de pico ou situações imprevistas.
Além desses benefícios, é importante ressaltar que essa implementação também pode trazer melhorias significativas na gestão de recursos e na redução de custos operacionais.
Tipos de uso do motor de regras
O motor de regras pode ser usado em várias análises, como:
Crédito: o sistema analisa uma série de critérios para avaliar a elegibilidade dos solicitantes de crédito, incluindo histórico de crédito, renda, estabilidade financeira e capacidade de pagamento, ajuda as empresas na tomada de decisões informadas e consistentes.
Onboarding: com a personalização do motor, também é possível fazer uma análise de cadastro do seu cliente, contando ainda com compliance e KYC para validação de identidade e prevenção de fraudes.
Antifraude: sua empresa também pode configurar um conjunto de regras para detectar e prevenir fraudes.
Entendendo as Limitações do Motor de Regras
Um motor de regras depende de inputs precisos e atualizados para tomar decisões assertivas.
É necessário garantir que os dados fornecidos ao motor sejam confiáveis e estejam disponíveis quando necessários. Lembrando que nenhum modelo de análise é 100% blindado. A decisão final da análise é sempre da empresa.
Motor de Regras 100% no code da QI Tech
A QI Tech é uma plataforma one-stop-shop as a service para banking, lending, investing, onboarding e antifraude.
Com o motor de regras da QI Tech, estabeleça os seus próprios critérios de decisão para aprovação ou recusa de cadastros, crédito ou compras. Análise em escala a partir de critérios personalizados.
Outro benefício do motor de regras da QI Tech é a sua fácil integração com outros sistemas e aplicativos. Isso permite que as empresas centralizem suas operações e tenham uma visão completa de seus processos, facilitando a gestão e o monitoramento em tempo real.