White Label: o que é, como funciona e como aplicar no seu negócio

Sumário

Newsletter da QI Tech

Assine a newsletter da QI Tech e fique por dentro das notícias e análises mais importantes para fintechs, setor financeiro, cybersegurança e mercado de capitais.

Ao seguir com a Assinatura da Newsletter, declaro que li, compreendi e concordo com os termos da Política de Privacidade da QI Tech.

No mundo de negócios, a expressão white label vem sendo cada vez mais comentada, especialmente no mercado tecnológico. Entenda o que é, como funciona esse sistema, e como ele pode ser usado no cenário financeiro e tecnológico. 

O que é White Label? 

O termo white label, refere-se à terceirização de produtos, serviços e plataformas produzidos por uma empresa e comprados por outra. 

Na prática, isso significa que uma empresa compra alguma solução tecnológica que será apresentada com a sua própria marca, mas sem arcar com os custos de produção. A empresa responsável pelo produto possui os direitos sobre sua licença, enquanto que a empresa compradora possui total liberdade para personalizar o serviço adquirido. 

O que é Banking White Label? 

O Banking White Label é um dos diversos serviços oferecidos pelo modelo de Banking as a Service, que une a entrega de produtos financeiros com a inserção da marca do cliente, sendo assim uma plataforma onde diferentes empresas podem personalizar soluções financeiras para o seu negócio.

Como funciona o White Label em Banking as a Service

Os sistemas de Banking White Label funcionam de maneira simples. Uma empresa que deseja ofertar um produto ou necessita de um software específico encomenda sua demanda para outra empresa, que, por sua vez, irá gerenciar o desenvolvimento do projeto. 

A empresa contratada é responsável por todo o processo de produção. Durante o processo, o produto é caracterizado com a identidade escolhida pela empresa contratante, que decide os elementos que irão nivelar a marca com a plataforma. 

Após a entrega do produto, a empresa contratante se torna a encarregada de vendê-lo. Nos sistemas white label, não existe contrato de exclusividade, o que significa que a empresa produtora pode vender sua solução para quantas empresas quiser.

Qual a diferença entre White Label e outros sistemas? 

Há modelos similares no mercado que podem ser confundidos com o sistema de White Label, mas esse se destaca por algumas características. 

White Label VS Private Label

Assim como o White Label, o Private Label é um sistema que terceiriza a produção de serviços e plataformas, e ambos se tornaram estratégias recorrentes para empresas atualmente. A maior diferença entre eles é em relação aos direitos autorais. 

Enquanto não há contrato de exclusividade no sistema de White Label, o Private Label produz somente para a empresa contratante, que encomenda o projeto dessa forma para que a concorrência não possua produtos iguais. 

White Label VS Sistema de Franquia 

A principal semelhança entre os sistemas de White Label e Franquias é o uso de modelos já testados e aprovados em outros negócios. Entretanto, as diferenças entre eles torna clara a distinção de cada sistema. 

A divisão pode ser resumida no foco que cada sistema possui. No modelo de Franquia, o foco da operação é o negócio, enquanto que no modelo White Label, o foco é o produto em si. Isso quer dizer que a Franquia depende de um acordo com a empresa produtora e o franqueado. 

As empresas que desejam conseguir uma Franquia passam por um processo seletivo, o pagamento de uma taxa inicial e remunerações contínuas. Além disso, o franqueado não pode alterar a identidade visual, nome, preço ou processo do produto adquirido.

Já no modelo White Label, a relação entre contratado e contratante é mais flexível, permitindo a personalização por parte da empresa contratante, que possui mais autonomia e liberdade para participar de um processo menos burocrático e simples de ser realizado. 

Como o Banking White Label pode ajudar seu negócio?

As plataformas White Label se adaptam a diversas necessidades e interesses de variados modelos de negócios. Uma empresa que não possui tecnologia ou os meios para arcar com os custos de produção de uma solução tecnológica, se beneficia muito ao recorrer ao White Label.

Isso não é diferente para as soluções de Banking as a Service que utilizam este sistema. Atualmente, já se pode afirmar que a maioria das empresas aplicam serviços bancários e tecnológicos em suas operações. Quando uma empresa não possui a capacidade de produção ou o conhecimento necessário para obter tais serviços, os sistemas de Banking White Label apresentam-se como uma alternativa. 

Por ser uma solução personalizável, o Banking White Label atende os mais variados modelos de negócios. Por exemplo, uma empresa agrícola não é o que normalmente pensamos quando imaginamos uma fintech, mas um Banking White Label pode oferecer, além de uma conta digital para seus clientes, um marketplace capaz de conectar produtores rurais e instituições parceiras, como bancos ou outras fintechs.

Sendo assim, nota-se como os sistemas de White Label, principalmente aqueles dentro do contexto de Banking as a Service, contam com diversas ferramentas que facilitam as operações transacionais, aprimorando e enriquecendo seu negócio. 

Vantagens de usar o White Label no cenário de Banking as a Service

Há diversos benefícios dentro do contexto de Banking as a Service de utilizar plataformas White Label, como: 

Redução de custos operacionais

Ao recorrer a uma solução de White Label, a empresa contratante torna-se livre dos recursos que seriam investidos no projeto. 

Em um mundo onde o tempo é essencial para o crescimento do negócio, as empresas lucram ao poupar meios de desenvolvimento, inovação e manutenção para poder focar no relacionamento com seus clientes. 

Possibilita o foco nas vendas

Além do relacionamento com o cliente, ao aderir um sistema de Banking White Label, o foco da empresa é voltado para as vendas. Confiando na solução proporcionada por especialistas, a atenção do negócio é direcionada para o que importa. 

Baixo risco de implementação

Assim como a operação, há diferentes custos envolvidos na implementação de uma nova solução. Com o sistema de White Label, os recursos utilizados para a mão de obra qualificada e todo o apoio técnico necessário para a operação são providenciados pela empresa produtora. 

Além disso, a empresa contratada realiza diversos testes antes da entrega do produto, o que garante uma segurança e diminuição dos desafios de uma nova implementação. 

Escalabilidade e previsibilidade de receita

A escalabilidade de uma empresa contratante, no que diz respeito a sua capacidade de crescer seus processos sem comprometer as operações, aumenta quando essa recorre a uma solução White Label. 

Ao contar com uma empresa parceira, a empresa pode atender às demandas dos seus negócios sem precisar de mais profissionais ou novos investimentos. Ademais, o apoio da empresa contratada permite o planejamento da previsibilidade de renda. 

A previsibilidade de renda, que é o quanto a equipe de vendas espera ganhar, torna-se mais concreta quando a empresa é apresentada a possibilidade de negócios contínuos e a oferta de outros produtos que garantam a fidelidade de seus clientes. 

Ampliação do portfólio de produtos

Uma vez que o desenvolvimento de novos produtos é terceirizado, o portfólio de produtos cresce, tendo em vista que diferentes produtos estarão sendo produzidos simultaneamente. 

Uma carteira de produtos maior gera mais clientes, o que irá aumentar as vendas e beneficiar seu negócio. 

Como escolher uma plataforma White Label? 

Ao escolher uma plataforma de White Label para o seu negócio, a empresa deve saber priorizar seus recursos e interesses. Atualmente, as soluções de White Label são bem versáteis, abrangendo diferentes modelos de negócio.

A QI Tech oferece diversos produtos de Banking as a Service dentro da solução de White Label, desde contas individuais até a emissão de cartões de créditos. Além de garantir a entrega e suporte da operação, a plataforma White Label da QI Tech conta com uma operação de alto nível de segurança e integração dos sistemas. 

Em adição à um serviço seguro e funcional, é importante se atentar: 

Dificuldade de adaptação

A implementação de uma nova plataforma tecnológica em uma empresa é um processo delicado, que requisita uma boa comunicação com a empresa produtora para que qualquer problema seja resolvido da maneira mais eficiente possível. 

O atendimento da QI Tech é notoriamente conhecido por sua agilidade. Com a cultura de problem-solver, o contato direto com a liderança e a disponibilidade 24/7, a comunicação entre empresas fica clara e os desafios são vencidos rapidamente. 

Ingerência no desenvolvimento

Por se tratar de um produto terceirizado, há uma hesitação por parte do contratante da sua influência no desenvolvimento do projeto. Como mencionado anteriormente, a personalização é um elemento chave para todos os produtos de Banking White Label apresentados pela QI Tech, garantindo a decisão da empresa na entrega do produto final. 

Dicas para usar o White Label

Certas estratégias são propensas quando adquire-se um sistema white label. São elas: 

Selecionar o mercado que deseja atuar

Analise o nicho de mercado no qual sua empresa está atuando e como gostaria de explorá-lo. Avalie como os players se comportam nesse ramo e quais estratégias podem diferenciar o seu negócio da concorrência. 

Escolher o parceiro ideal

Estabeleça um padrão de qualidade quando buscar uma empresa produtora para que a parceria beneficie ambos os lados. 

Implementar uma cultura de feedback

O consumidor final do produto produzido pelas duas empresas é essencial para o acompanhamento do processo do produto. Além de metas e métricas, a satisfação dos clientes durante a experiência de compra diz muito sobre como o produto está sendo recebido e o que pode ser esperado dele no futuro. 

O White Label da QI Tech 

Na QI Tech, você conta com uma infraestrutura completa de Banking as a Service, que oferece serviços financeiros integrados para o seu negócio. Você pode acelerar o acesso ao mercado com nossa solução de conta digital White Label, que permite customizar a sua marca, o seu design e as suas funcionalidades, de acordo com as necessidades e preferências da sua marca.

Assim, você garante agilidade com personalidade, e se diferencia da concorrência.

– Integração nativa com o BaaS da QI Tech;

– Criptografia de última geração;

– Customização de logos, cores e frases introdutórias;

– Português/inglês;

– IOS ou Android;- Possibilidade de licenciamento do código-fonte.

Compartilhe esse conteúdo 😃

Equipe Blog QI Tech
Equipe Blog QI Tech
Somos o principal blog sobre serviços financeiros B2B do Brasil e a 1ª Sociedade de Crédito Direto – nº329 a oferecer infraestrutura bancária para construção de serviços financeiros. Temos a missão de democratizar o acesso ao crédito. 🚀💙

Melhores Posts

PlataformaAll-in-Onepara
criar produtos financeiros

Monte seu banco digital. Ofereça crédito e financiamento. Automatize pagamentos e cobranças. Analise clientes de maneira imediata e segura contra fraudes. Tudo o que você precisa para lançar soluções financeiras, com uma tecnologia robusta, rápida, modular e com APIs simples e de alta disponibilidade.

Rolar para cima