DOC e TED: entenda por que os sistemas de transferência bancária estão mudando

Sumário

Newsletter da QI Tech

Assine a newsletter da QI Tech e fique por dentro das notícias e análises mais importantes para fintechs, setor financeiro, cybersegurança e mercado de capitais.

Ao seguir com a Assinatura da Newsletter, declaro que li, compreendi e concordo com os termos da Política de Privacidade da QI Tech.

Os sistemas de transferências bancárias via DOC e TEC vêm sendo substituídos gradativamente pelo Pix e a facilidade oferecida por ele. Recentemente, a Febraban decidiu acabar com os sistemas mais antigos.

Entenda o porquê da decisão e como isso afetará o futuro dos negócios e da vida dos brasileiros.

O que é e como funciona o DOC? 

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) é uma transferência bancária com limite de R$ 4.999,99. Criada em 1985, o envio do recurso financeiro é sempre processado no dia útil seguinte, sendo enviado até às 21:59, e em dois dias úteis depois desse horário. 

O que é e como funciona o TEC? 

 A TEC (Transferência Especial de Crédito) é uma operação usada somente por empresas para a concessão de benefícios para seus colaboradores, além do pagamento de salários. No TEC, a transação é completada até o final do dia em que foi realizada. 

O que é e como funciona o TED?

Já a TED (Transferência Eletrônica Disponível) foi criada em 2002 e realiza operações transacionais que permitem que o dinheiro seja efetivado no mesmo dia da ação, desde que esta aconteça antes das 17:00. A solução segue o mesmo modelo da DOC, mas tendo sua rapidez como maior diferencial. 

As transferências via DOC e TED vão acabar?  

A Febraban anunciou que as transações via DOC irão acabar, juntamente com aquelas realizadas via TEC. Essas transações diminuíram significativamente nos últimos anos, representando um total de apenas 3.7% de operações realizadas em 2022. 

No momento, as transações via TED não sofrerão mudanças e continuarão operando normalmente. 

Quando o DOC vai acabar? 

De acordo com o cronograma do Febraban, as instituições financeiras terão até 15 de janeiro de 2024 para oferecerem os serviços de emissão e agendamento da DOC. Depois dessa data, os clientes não poderão mais agendar novas transações. 

O dia 29 de fevereiro é o último para o envio de DOCs agendados até o dia 15 de janeiro. Após essa data, as instituições bancárias não estarão mais processando essas transações, encerrando todo sistema de agendamento e recebimento de DOC e TEC.  

Por que as transições via DOC e TEC vão acabar? 

O término das operações desses dois sistemas pode ser explicado por alguns fatores. São eles:

Modernizações do sistema financeiro 

O sistema criado em 1985 difere bastante das inovações tecnológicas presentes, sendo a maior delas o Pix. Os benefícios do sistema de pagamento instantâneo já são completamente superiores ao DOC, logo não faz sentido, em termos de eficiência do Sistema Financeiro Nacional, manter este meio de pagamento.

Além disso, há uma forte tendência, guiada pelo Banco Central do Brasil, que o Pix vire o principal meio de pagamento no Brasil. Diversas funcionalidades já existem nele e novas funcionalidades estão sendo pensadas (Pix automático, por exemplo) para aprimorar o produto. 

Preferência pelo Pix

Em adição às diferenças entre os sistemas, a população brasileira deixou clara sua preferência pelo sistema de pagamento via Pix. De acordo com Walter Faria, Diretor de Operações da Febraban, “os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado.”

Em 2023, o Pix foi o posto de transação mais utilizado no Brasil, com 24 bilhões, um contraste gritante com as 18,3 milhões de transações realizadas via DOC, que ficou atrás também dos cheques – 125 milhões – e TED – 448 milhões. 

Quais são as vantagens do Pix em relação ao DOC e TEC? 

Agendamento

O agendamento do Pix oferece a opção do pagante escolher o dia em que uma transferência irá ocorrer por meio de chaves e QR Codes. Além de economizar tempo, a solução oferece ajuda ao cliente para evitar juros e boletos atrasados. 

Pagamento via chave

Sem a necessidade de salvar informações bancárias, as chaves Pix possibilitam o monitoramento das transações a partir do DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais).

Uma chave que potencialmente gera transações fraudulentas pode ser ‘marcada’, de forma que outras instituições, ao consultarem essa chave, possuem o dado estatístico da quantidade de fraudes que esta chave participou.

Inovações Tecnológicas

Bolepix

Com o objetivo de emitir boletos empresariais de uma forma mais rápida e segura, o Bolepix apresenta uma solução que combina o Pix com os boletos bancários, permitindo que estes sejam emitidos através de um QR Code e uma chave pix.

Além da agilidade no recebimento do pagamento, que entra na conta da empresa em segundos, o Bolepix oferece outras vantagens de negócio, como a redução de custos, excluindo a necessidade de intermediários financeiros, e a praticidade voltada para documentos informacionais. 

Pix indireto e direto 

As empresas que não possuem uma Conta PI (pagamento instantâneo), mas desejam usufruir das vantagens do Pix, podem fazê-lo por meio do pix indireto. Essa ferramenta permite que participantes diretos do Pix ofereçam seus serviços de expertise para tais, reduzindo custos e complexidades. 

Já o Pix direto é quando os participantes do mesmo possuem um Conta PI no sistema de pagamentos instantâneos, podendo oferecer seus serviços sem a necessidade de pagar taxas para o participante indireto.

Pix parcelado

Voltado para consumidores interessados em parcelar suas compras realizadas pelo Pix, o Pix parcelado chega como uma solução que disponibiliza o parcelamento do valor da compra, que é dividido em prestações, pagas mensalmente com juros. 

Essa solução permite uma organização financeira para seus clientes, uma vez que oferece o parcelamento por um longo período de tempo. 

Como a descontinuação das transferências via DOC e TED podem afetar as empresas no futuro? 

A descontinuação dos antigos modelos de transferência não irá afetar as pessoas físicas ou jurídicas, já que as ferramentas TED e Pix oferecem tudo que o DOC oferecia, além de diversos outros benefícios.

Por fim, é possível concluir que a modernização do Sistema Financeiro, como um todo, é algo positivo, uma vez que permite uma melhoria constante na eficiência dos serviços.

O Banking as a Service da QI Tech

O BaaS da QI Tech é uma solução completa que permite que você ofereça serviços financeiros personalizados e integrados ao seu negócio.

Com o nosso BaaS, sua empresa conta com a infraestrutura de conta digital que permite que você abra contas individualizadas aos seus usuários – com transferências Pix, TED, Boleto e mais.

Além disso, você pode emitir cartões de crédito ou pré-pago, automatizar cobranças, realizar operações de crédito e muito mais. Tudo isso com a sua marca, sem burocracia e com a segurança de uma plataforma robusta e regulada.

Compartilhe esse conteúdo 😃

Equipe Blog QI Tech
Equipe Blog QI Tech
Somos o principal blog sobre serviços financeiros B2B do Brasil e a 1ª Sociedade de Crédito Direto – nº329 a oferecer infraestrutura bancária para construção de serviços financeiros. Temos a missão de democratizar o acesso ao crédito. 🚀💙

Melhores Posts

PlataformaAll-in-Onepara
criar produtos financeiros

Monte seu banco digital. Ofereça crédito e financiamento. Automatize pagamentos e cobranças. Analise clientes de maneira imediata e segura contra fraudes. Tudo o que você precisa para lançar soluções financeiras, com uma tecnologia robusta, rápida, modular e com APIs simples e de alta disponibilidade.

Rolar para cima