A expressão White Label vem sendo cada vez mais comentada, especialmente no mercado financeiro, em que os bancos white label, ou seja, soluções bancárias pré testadas e altamente personalizáveis, vem ganhando espaço.
Um banco white label é uma inovação na indústria bancária que surge em um momento em que negócios entendem a necessidade de ampliarem a retenção de seus usuários, além de gerarem novas fontes de receita.
Entenda o que são essas aplicações, como funcionam e como podem ser usadas no cenário financeiro e tecnológico.
O que é White Label?
O termo White Label refere-se à terceirização de produtos, serviços e plataformas produzidos por uma empresa e comprados por outra.
Na prática, isso significa que uma empresa compra alguma solução tecnológica que será apresentada com a sua própria marca, mas sem arcar com os custos de produção. A empresa responsável pelo produto possui os direitos sobre sua licença, enquanto que a empresa compradora possui total liberdade para personalizar o serviço adquirido.
O que é um banco White Label?
Um banco White Label é um dos diversos serviços oferecidos pelo modelo de Banking as a Service, que une a entrega de produtos financeiros com a inserção da marca do cliente, sendo assim uma plataforma onde diferentes empresas podem personalizar soluções financeiras para o seu negócio.
A prática geralmente ocorre em empresas menores, como fintechs ou startups, ou companhias fora do ambiente financeiro, que desejam oferecer a seus clientes serviços financeiros sob seu próprio nome, mas não possuem as licenças e a infraestrutura necessárias para tal. Para isso, operam por meio de outras entidades bancárias já estabelecidas.
Dessa forma, tais empresas conseguem oferecer seus produtos e competir de igual para igual com bancos tradicionais, justamente pela personalização e experiência financeira já integrada a sua solução.
Como funciona White Label bancário?
Um White Label bancário funciona de maneira simples. Uma empresa que deseja ofertar um produto ou necessita de um software específico encomenda sua demanda para outra empresa, que, por sua vez, irá gerenciar o desenvolvimento do projeto.
A empresa contratada é responsável por todo o processo de produção. Durante o processo, o produto é caracterizado com a identidade escolhida pela empresa contratante, que decide os elementos que irão nivelar a marca com a plataforma.
Transações, conformidade, segurança de dados e gerenciamento de contas são todos tratados pelo fornecedor, dessa forma a contratante pode oferecer uma experiência diferenciada enquanto todas as normas e regulamentações necessárias são cumpridas.
Isso representa uma grande inovação e vantagem competitiva para empresas, que agora podem viabilizar a oferta de soluções bancárias de forma simplificada.
Vantagens do banco White Label para seu negócio
As plataformas White Label se adaptam a diversas necessidades e interesses de variados modelos de negócios. Uma empresa que não possui tecnologia ou os meios para arcar com os custos de produção de uma solução tecnológica, se beneficia muito ao recorrer ao White Label.
Atualmente, já se pode afirmar que a maioria das empresas aplicam serviços bancários e tecnológicos em suas operações. Quando uma empresa não possui a capacidade de produção ou o conhecimento necessário para obter tais serviços, os sistemas de Banking White Label apresentam-se como uma alternativa.
Por ser uma solução personalizável, o banco White Label atende os mais variados modelos de negócios. Por exemplo, uma empresa agrícola não é o que normalmente pensamos quando imaginamos uma fintech, mas, por meio de uma infraestrutura como esta, pode passar a oferecer uma conta digital para seus clientes, um marketplace capaz de conectar produtores rurais e instituições parceiras como bancos ou outras fintechs.
Sendo assim, nota-se como os sistemas de White Label contam com diversas ferramentas que facilitam as operações transacionais, aprimorando e enriquecendo seu negócio.
E as vantagens não param por aí:
- Redução de custos operacionais
- Atração de novos clientes e fidelização
- Baixo risco de implementação
- Escalabilidade e previsibilidade de receita
- Ampliação do portfólio de produtos
Aprofundando:
Redução de custos operacionais
Ao recorrer a uma solução de White Label, a empresa contratante torna-se livre dos recursos que seriam investidos no projeto.
Em um mundo onde o tempo é essencial para o crescimento do negócio, as empresas lucram ao poupar meios de desenvolvimento, inovação e manutenção para poder focar no relacionamento com seus clientes.
Atração de novos clientes e fidelização
Por proporcionar agilidade e flexibilidade para entrar no mercado, trata-se de uma ferramenta essencial para a atração de novos clientes e fidelização dos já existentes.
Por ser altamente personalizável e permitir uma customização completa, o banco digital White Label foi pensado para atender às necessidades específicas dos clientes. Para os clientes, isso se traduz em uma experiência bancária simples e que conversa com suas necessidades.
Além do relacionamento com o cliente, ao aderir um sistema de White Label, o foco da empresa é voltado para as vendas. Confiando na solução proporcionada por especialistas, a atenção do negócio é direcionada para o que importa.
Baixo risco de implementação
Assim como a operação, há diferentes custos envolvidos na implementação de uma nova solução. Com o sistema de banco digital White Label, os recursos utilizados para a mão de obra qualificada e todo o apoio técnico necessário para a operação são providenciados pela empresa produtora, que já é especialista no assunto.
Além disso, a empresa contratada realiza diversos testes antes da entrega do produto, o que garante uma segurança e diminuição dos desafios de uma nova implementação.
Escalabilidade e previsibilidade de receita
A escalabilidade da empresa contratante, no que diz respeito a sua capacidade de crescer seus processos sem comprometer as operações, aumenta quando essa recorre a um app bancário White Label.
Ao contar com uma empresa parceira, a empresa pode atender às demandas dos seus negócios sem precisar de mais profissionais ou novos investimentos. Ademais, o apoio da empresa contratada permite o planejamento da previsibilidade de renda.
A previsibilidade de renda, que é o quanto a equipe de vendas espera ganhar, torna-se mais concreta quando a empresa é apresentada a possibilidade de negócios contínuos e a oferta de outros produtos que garantam a fidelidade de seus clientes.
Ampliação do portfólio de produtos
Uma vez que o desenvolvimento de novos produtos é terceirizado, o portfólio de produtos cresce, tendo em vista que diferentes produtos estarão sendo produzidos simultaneamente.
Uma carteira de produtos maior gera mais clientes, o que irá aumentar as vendas e beneficiar o negócio.
Dicas para implementar uma solução bancária White Label
Certas estratégias são essenciais quando se adquire um app bancário White Label. São elas:
Selecionar o mercado que deseja atuar
Analise o nicho de mercado no qual sua empresa está atuando e como gostaria de explorá-lo com uma solução bancária. Se diferenciar é essencial, portanto avalie como os players se comportam nesse ramo e quais estratégias podem diferenciar o seu negócio da concorrência.
Escolher o parceiro ideal
Estabeleça um padrão de qualidade quando buscar uma empresa produtora para que a parceria beneficie ambos os lados.
Implementar uma cultura de feedback
O consumidor final do produto produzido pelas duas empresas é essencial para o acompanhamento do processo do produto. Além de metas e métricas, a satisfação dos clientes durante a experiência de compra diz muito sobre como o produto está sendo recebido e o que pode ser esperado dele no futuro.
Como escolher um parceiro de banco White Label?
Se sua empresa deseja agilizar o lançamento de uma solução financeira, a escolha por um parceiro White Label será primordial.
Para um lançamento seguro, ágil e altamente personalizável, a QI Tech oferece diversos produtos de Banking as a Service dentro da solução de White Label, sendo a única no mercado a emitir cartões físicos pré-pagos.
Além de garantir a entrega e suporte da operação, a plataforma White Label da QI Tech conta com uma operação de alto nível de segurança e integração dos sistemas.
O atendimento da QI Tech é notoriamente conhecido por sua agilidade. Com a cultura de problem-solver, o contato direto com a liderança e a disponibilidade 24/7, a comunicação entre empresas fica clara e os desafios são vencidos rapidamente.
Dentre os produtos do White Label bancário da QI Tech, estão:
- Integração nativa com o Banking as a Service, Lending as a Service e KYC da QI Tech;
- Liquidação de pagamentos a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana;
- Emissão de cartões físicos e virtuais;
- Estruturação de um White Label completo em menos de 30 dias;
- Back-office personalizável voltado para o atendimento, análises e comunicações;
- Possibilidade de transações em lote com padrão CNAB 240 e 400;
- Contas livres e escrow com abertura no mesmo dia;
- Boletos e BolePix com conciliação on-time via webhooks.
Deixando de lado as questões regulatórias e o alto custo gerado pelo desenvolvimento que seria necessário, sua empresa pode se tornar uma fintech e oferecer uma solução bancária, com conta digital, splits de pagamento, boletos e muito mais, sem deixar de lado o foco em seu negócio e na satisfação de seus clientes.