Liveness: por que prova de vida e biometria facial são tão importantes?

Sumário

Newsletter da QI Tech

Assine a newsletter da QI Tech e fique por dentro das notícias e análises mais importantes para fintechs, setor financeiro, cybersegurança e mercado de capitais.

Ao seguir com a Assinatura da Newsletter, declaro que li, compreendi e concordo com os termos da Política de Privacidade da QI Tech.

Um bom sistema de prevenção à fraudes conta com uma arquitetura de cybersegurança com diversas camadas de proteção para validar a identidade do usuário e a idoneidade de uma transação ou pagamento, como um Pix, por exemplo. 

Duas das camadas mais importantes para confirmação de identidade são o reconhecimento facial, também chamado de biometria facial ou face match, e a prova de vida (liveness)

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é uma maneira de identificar rostos humanos em imagens por meio de técnicas digitais. É um recurso baseado em sistemas de inteligência artificial, que são responsáveis pelo cruzamento de dados e detecção de padrões para garantir que o rosto detectado é de determinada pessoa.

A biometria facial é o estudo das características únicas físicas ou comportamentais de um indivíduo. Com a tecnologia de biometria facial é possível codificar e analisar os dados biométricos de uma pessoa, como, por exemplo:

  • A distância entre o nariz e os olhos;
  • Distância da boca ao queixo;
  • Formato da boca;
  • Tamanho do nariz;
  • Manchas, pintas, marcas e cicatrizes;
  • Contorno da face e do maxilar;
  • Formato da extremidade da face;

Após a identificação desses pontos, a imagem do usuário é capturada, codificada em uma sequência numérica, armazenada e arquivada em um banco de dados

Prova de vida e liveness

A prova de vida é uma evolução da biometria facial. Ela é feita por meio da utilização de algoritmos, responsáveis por analisar dados coletados dos sensores biométricos para determinar se a fonte está viva ou é apenas uma reprodução (uma foto de uma foto, por exemplo).

O recurso é utilizado principalmente para impedir fraudes de identidade: com a prova de vida, é possível avaliar se o indivíduo está realmente realizando determinado processo pelo celular naquele momento ou se está na verdade usando uma imagem estática para tentar cometer fraude.

Existem duas formas de realizar a prova de vida: a ativa e a passiva.

Prova de vida passiva

O processo passivo de reconhecimento não necessita de movimentações. Para que a identificação aconteça, a única ação exigida é a que o usuário se posicione em frente a câmera para que a inteligência artificial identifique a imagem e faça a análise comparativa.

Prova de vida ativa

Esse tipo de prova de vida exige que o usuário se posicione em frente a câmera e faça algum movimento como sorrir, piscar, levantar as sobrancelhas etc.

Assim, os sensores biométricos conseguem registrar essas ações e por algoritmos analisar esses dados coletados em comparação com as informações e documentações enviadas.

Dessa forma, consegue-se evitar que o usuário fraudador tente passar pelo processo tirando uma foto de uma foto, a qual ele obteve de forma ilegal de outra pessoa.

Integração com sistema de segurança

Tanto a prova de vida quanto o reconhecimento facial são camadas importantes na autenticação multifatorial de identidade. Outros elementos para evitar fraudes são a análise de geolocalização, o device scan, a documentoscopia e a análise de comportamento.

Compartilhe esse conteúdo 😃

Equipe Blog QI Tech
Equipe Blog QI Tech
Somos o principal blog sobre serviços financeiros B2B do Brasil e a 1ª Sociedade de Crédito Direto – nº329 a oferecer infraestrutura bancária para construção de serviços financeiros. Temos a missão de democratizar o acesso ao crédito. 🚀💙

Melhores Posts

PlataformaAll-in-Onepara
criar produtos financeiros

Monte seu banco digital. Ofereça crédito e financiamento. Automatize pagamentos e cobranças. Analise clientes de maneira imediata e segura contra fraudes. Tudo o que você precisa para lançar soluções financeiras, com uma tecnologia robusta, rápida, modular e com APIs simples e de alta disponibilidade.

Rolar para cima