Uma das checagens importantes no trabalho de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (PLD/FT) é a de mídias negativas.
Mas nos primórdios, acompanhar as notícias do seu mercado de atuação era um processo lento e trabalhoso que dependia quase que inteiramente do trabalho manual.
O avanço tecnológico nessa área possibilitou o surgimento de ferramentas modernas e ágeis que possibilitam automatizar a obtenção de informações sobre as mais variadas empresas e indivíduos, antes mesmo de sua empresa iniciar qualquer relação com eles.
QI Tech tem antifraude premiado pelo Central Banking britânico
Qual a importância de checar mídias negativas?
Dentro dos mercados financeiro e bancário, principalmente, atrelar-se a uma empresa ou pessoa como parceira, sócia, cliente, fornecedora etc. está sujeito a extensas leis e regulamentações, como a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e a Resolução 3876, que proíbe a aprovação de crédito e a movimentação financeira para empresas associadas a condições de trabalho análogas à escravidão.
Existem fontes regulamentadas para tais consultas, como o registro de Specially Designated Nationals and Blocked Persons da OFAC para prevenção ao terrorismo e a Lista do Cadastro de Empregadores que Tenham Submetido Trabalhadores a Condições Análogas à de Escravo, do Ministério Público do Trabalho.
A vantagem de reforçar a consulta às fontes oficiais com a pesquisa por mídias negativas é que, muitas vezes, o envolvimento de empresas e pessoas jurídicas com tais situações ilegais é descoberto e anunciado primeiramente pela imprensa. Portanto, essa verificação pode apontar situações ainda não finalizadas judicialmente ou envolvendo determinado sócio, mas não a empresa em si, por exemplo.
A busca por mídias negativas também contribui para o conhecimento sobre situações controversas ou indesejadas por sua empresa, mesmo que não diretamente relacionadas a atividades ilícitas — especialmente se estiverem conectadas a desvios de valores da sua organização, como diversidade ou consciência ambiental, por exemplo.
Com a velocidade com que as notícias se espalham hoje, principalmente por causa das redes sociais, a associação com tais entidades pode prejudicar também a reputação do seu negócio.
Por que automatizar a verificação de mídias negativas?
Pesquisar notícias de forma automatizada vai muito além de simplesmente pesquisar o nome de uma pessoa física ou de uma empresa na internet.
Isso porque uma pesquisa automatizada por mídias negativas, além de efetivamente retornar quais são as menções à pessoa ou organização na imprensa, também emprega tecnologias de machine learning para trazer mais dados relevantes sobre a reputação da entidade em questão.
Trata-se de algo mais complexo que, se feito de forma manual, demandaria a leitura de todas as notícias mais recentes para identificar qualitativamente o conteúdo encontrado, e não apenas quantitativamente. Com a automação, você tem todas as informações necessárias de forma mais concisa e direta, o que permite uma análise muito mais rápida da pesquisa.
A automação da pesquisa de notícias é feita por meio de inteligência artificial e machine learning, que avaliam o sentimento atrelado a cada entidade citada na notícia e do texto como um todo: negativo, positivo ou neutro. Dessa forma, você não apenas acompanha o que é dito sobre quem foi pesquisado, mas também a que tipo de conteúdo a pessoa ou empresa está associada, mesmo que não seja a protagonista da matéria.
Se você quer saber mais sobre prevenção à lavagem de dinheiro, fale com a nossa equipe.