Um bom sistema de prevenção à fraudes conta com uma arquitetura de cibersegurança com diversas camadas de proteção para validar a identidade do usuário e a idoneidade de uma transação ou pagamento.
Duas das camadas mais importantes para confirmação de identidade são o reconhecimento facial, também chamado de biometria facial ou face match, e a prova de vida, também conhecida como liveness.
Nesse blogpost, você vai entender o que é biometria facial e prova de vida digital, como funcionam e como essas soluções podem proteger a sua empresa e os seus clientes. Vamos nessa?
O que é reconhecimento facial?
O reconhecimento facial é uma tecnologia que identifica a identidade de uma pessoa analisando as características do seu rosto.
Como funciona o reconhecimento facial?
O reconhecimento facial funciona a partir de um mapeamento realizado com inteligência artificial de pontos específicos do rosto, como por exemplo:
- A distância entre o nariz e os olhos;
- Distância da boca ao queixo;
- Formato da boca;
- Tamanho do nariz;
- Manchas, pintas, marcas e cicatrizes;
- Contorno da face;
- Formato das extremidades da face.
Esses pontos criam uma espécie de “impressão digital” da face e é única para cada pessoa. O sistema decodifica os pontos em uma sequência numérica e armazena e arquiva esses dados em um banco.
Dessa forma, é possível usar essas informações para comparar com futuras imagens e registros, possibilitando a verificação da identidade de uma pessoa.
O que é prova de vida ou liveness?
A prova de vida digital, também conhecida por liveness, é responsável por realizar a análise dos dados coletados por sensores biométricos e determinar se a pessoa está viva e se realmente está presente no momento da verificação.
Essa tecnologia é utilizada principalmente para evitar fraudes de identidade e garantir que um indivíduo real esteja realizando o processo.
Além disso, o liveness simplifica o processo de quem precisa fazer prova de vida periódica e evita que a pessoa tenha que ir constantemente a um ponto físico.
Como realizar uma prova de vida?
A prova de vida digital pode incluir diversas etapas, entre elas:
- Reconhecimento facial: momento em que é solicitado que a pessoa envie uma selfie para ser comparada com a imagem que está registrada no sistema;
- Movimentos específicos: em alguns sistemas, é solicitado que a pessoa realize movimentos específicos – como virar a cabeça e se aproximar da câmera;
- Geolocalização: alguns aplicativos usam a localização do dispositivo para analisar o indivíduo.
Para que serve o liveness?
O liveness é essencial para garantir a segurança dos clientes e da empresa e impedir tentativas de fraudes.
Fraudes que o liveness detecta
Com a sua tecnologia, o liveness consegue detectar diversos tipos de fraudes. Entre elas, podemos citar:
- Uso de foto: os golpistas tentam se passar por outra pessoa utilizando uma foto dela;
- Uso de máscaras e acessórios: utilização de máscaras 2D ou 3D, ou acessórios como óculos e chapéu para burlar o reconhecimento facial;
- Deepfake: os fraudadores utilizam da deepfake para editar fotos e vídeos e conseguir se passar por outras pessoas.
Conte com a QI Tech
Além do liveness, a QI Tech disponibiliza um sistema antifraude abrangente que engloba diversas soluções KYC, como onboarding, monitoramento transacional, análise comportamental, geolocalização, verificação de antecedentes, validação de dispositivos e um motor de regras.
Além disso, a QI Tech se posiciona como uma plataforma completa de infraestrutura tecnológica e regulatória para serviços financeiros, sendo uma das fintechs líderes no Brasil desde 2018.
Com suas soluções, qualquer empresa pode oferecer produtos financeiros aos seus clientes.