Fraudes em 2024: golpes financeiros mais comuns no Brasil

Sumário

Newsletter da QI Tech

Assine a newsletter da QI Tech e fique por dentro das notícias e análises mais importantes para fintechs, setor financeiro, cybersegurança e mercado de capitais.

Ao seguir com a Assinatura da Newsletter, declaro que li, compreendi e concordo com os termos da Política de Privacidade da QI Tech.

O primeiro relatório de vendas online de 2024 apontou que 92% dos consumidores brasileiros já deixaram de realizar uma compra por medo de fraude, sendo que 74% destes já o fizeram mais de uma vez.

As tentativas, e sucessos, de aplicação de golpes vêm se mostrando uma grande ameaça aos negócios do mundo digital, o que pede por um sistema de defesa eficaz para manter seu negócio e seus clientes seguros. 

Ainda assim, há certas informações que empresas podem observar sobre como esses golpes são realizados e acompanhar a eficiência do serviço de antifraude contratado. 

Comportamento do consumidor 

A forma como o consumidor se comporta diz muito sobre o que está funcionando dentro de uma operação e o que precisa ser aprimorado. Abaixo, lista-se dados importantes sobre o comportamento do consumidor para as análises de 2024:

  • 58% das pessoas compram mais pela internet do que em lojas físicas;
  • 3 em cada 10 pessoas compram online pelo menos uma vez por semana;
  • 49% das compras online são feitas nos aplicativos da própria loja;
  • 39% dos compradores são influenciados pela facilidade de compra ao fechar uma compra online;
  • 39% dos compradores são influenciados pela forma de pagamento ao fechar uma compra online;
  • 41% dos compradores deixam seus dados de pagamento salvos no aplicativo;
  • 86% dos consumidores afirmam ter medo de serem vítimas de fraudes online;
  • 74% dos consumidores classificaram a biometria física como o melhor método de segurança e autenticação.

Padrões de fraude

Com o crescente número de golpes fraudulentos, é importante entender como esse processo funciona para que sua operação esteja equipada para impedir que a trama atinja sua empresa. 

Metade dos casos de deepfake reportados globalmente vêm do Brasil, tornando-o o maior país da América Latina com o número de casos usando este modelo de fraude. 

  • 75% de todas as fraudes mundiais envolvem documentos de identidade; 
  • A CNH é o documento de identidade menos forjado do mundo;
  • Houve um aumento de 18% em fraudes digitais desde 2022; 
  • O Brasil é o segundo país com maior risco de fraude do mundo; 
  • As ações de fraude de identidade são um dos golpes que mais crescem globalmente, tendo seu número quase dobrado desde 2021 (1,1% para 2%);
  • Fraudadores têm países em desenvolvimento como alvo para aplicarem golpes de identidade fraudulenta. 

Cenário atual dos negócios

Além de entender o cenário de fraudes atual, é importante observar como esses golpes são aplicados no contexto atual do mercado. 

  • 33% das empresas disseram que um dos maiores desafios de implementar um novo sistema de integração é a questão da segurança; 
  • 82% das empresas brasileiras afirmaram uma preocupação crescente com fraudes;
  • 90% destas que afirmaram ter como prioridade investir em softwares de segurança digital;

Proteja a sua empresa com a QI Tech 

Por fim, após a análise dos dados apresentados anteriormente, é crucial que sua empresa tenha uma solução de antifraude prática e eficiente em mãos.

A QI Tech conta com um sistema antifraude completo: onboarding, antifraude transacional, análise de comportamento, geolocalização, background check, device scan (validação de dispositivo) e motor de regras. 

Além disso, a QI Tech é uma plataforma one-stop-shop de infraestrutura tech e regulatória para serviços financeiros, consolidando-se como uma das principais fintechs do Brasil desde sua fundação em 2018. 

Suas soluções permitem a qualquer empresa oferecer produtos financeiros aos seus clientes.

Fontes sobre Golpes financeiros

Acesse todas as fontes que citamos nesse artigo sobre fraudes e golpes financeiros no mercado brasileiro em 2024.

Compartilhe esse conteúdo 😃

Equipe Blog QI Tech
Equipe Blog QI Tech
Somos o principal blog sobre serviços financeiros B2B do Brasil e a 1ª Sociedade de Crédito Direto – nº329 a oferecer infraestrutura bancária para construção de serviços financeiros. Temos a missão de democratizar o acesso ao crédito. 🚀💙

Melhores Posts

PlataformaAll-in-Onepara
criar produtos financeiros

Monte seu banco digital. Ofereça crédito e financiamento. Automatize pagamentos e cobranças. Analise clientes de maneira imediata e segura contra fraudes. Tudo o que você precisa para lançar soluções financeiras, com uma tecnologia robusta, rápida, modular e com APIs simples e de alta disponibilidade.

Rolar para cima