O E-consignado, também conhecido como crédito consignado do trabalhador, é uma nova linha de crédito consignado privado que visa facilitar o acesso a esse tipo de crédito por trabalhadores celetistas.
O governo federal espera que, ao contemplar um público maior, o E-consignado irá triplicar o volume de crédito consignado oferecido no país para R$120 bilhões, além de reduzir burocracias, oferecer taxas de juros mais acessíveis e ampliar a concorrência entre bancos.
Neste blogpost, separamos tudo o que você precisa saber sobre a nova modalidade de crédito consignado lançada essa semana pelo governo federal.
O que é E-consignado?
O E-consignado é uma nova plataforma do governo federal que permitirá que todo trabalhador de carteira assinada solicite crédito com desconto em folha diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, sem precisar que sua empresa tenha convênios com bancos.
O consignado do trabalhador visa ampliar a concorrência, aumentar a transparência e permitir que os trabalhadores tenham acesso a taxas de juros melhores.
Como solicitar E-consignado?
O E-consignado é integrado ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e para requisitar o crédito consignado é necessário seguir as seguintes etapas:
- Ao acessar o App CTPS Digital, informe o valor desejado e o prazo de pagamento e solicite uma proposta de crédito consignado;
- Aguarde por até 24h as ofertas de diversas instituições financeiras que aparecerão diretamente no App;
- Compare as propostas, escolha a melhor opção e contrate diretamente pelo aplicativo;
- Pronto! As parcelas serão descontadas automaticamente da folha de pagamento mensalmente, sem necessidade de boletos nem agendamentos.
Quem pode solicitar crédito consignado?
Qualquer trabalhador que tenha carteira assinada pode solicitar o E-consignado.
Os únicos requisitos para acessar o E-consignado são:
- Ter contrato de trabalho ativo registrado na CTPS digital;
- Ter margem consignável disponível;
- Estar dentro das regras do sistema.
Em caso de demissão, o que acontece?
Em caso de demissão, parte do FGTS e da multa rescisória poderá ser usada para quitar a dívida referente ao crédito consignado privado tomado.
Vantagens do E-consignado
A nova modalidade de crédito consignado, chamada de E-consignado, é uma grande aposta do governo federal para aumentar o público de consignado do país, diminuir burocracias e ampliar as concorrências.
Além disso, algumas vantagens de solicitar crédito consignado são:
- Taxas de juros mais baixas: o risco dos bancos é mais controlado por ter o desconto das parcelas direto na folha de pagamento do trabalhador;
- Menos burocracia: não é necessário um intermediador, como convênios, para viabilizar a tomada de crédito consignado;
- Mais transparência: o tomador pode comparar ofertas de diferentes instituições antes de fechar a proposta;
- Mais rapidez: por estar em uma plataforma digital, a análise e aprovação do crédito são mais rápidas;
- Portabilidade: em caso do trabalhador encontrar uma oferta melhor, ele pode transferir seu crédito para outro banco.
Diferenças entre o modelo antigo e o Consignado privado do trabalhador
CONSIGNADO PRIVADO ANTIGO | NOVO CONSIGNADO PRIVADO |
Restrito a bancos conveniados a empresa do trabalhador solicitante; | Busca pelas melhores condições pelo aplicativo CTPS Digital; |
Limita as opções do trabalhador; | O trabalhador tem poder de escolha entre diversas instituições financeiras; |
Mais burocrático com necessidade de um intermediador para conseguir tomar o crédito. | Rápido e pouco burocrático com processo inteiro realizado pelo aplicativo. |
A introdução dessa nova modalidade marca um avanço significativo no crédito consignado, oferecendo mais independência e proteção aos trabalhadores que procuram empréstimos com melhores condições.