Pagamentos digitais estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores e as empresas precisam se adaptar com agilidade a essas mudanças.
O Payment as a Service (PaaS) é uma solução que pode ampliar o portfólio de produtos da sua empresa e fidelizar os seus clientes com a verticalização das operações de pagamento.
Nesse blogpost, te explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa solução que diversas empresas estão aderindo.
O que é Payment as a Service (PaaS)?
Payment as a Service, ou Pagamento como Serviço em português, é uma solução que permite que empresas ofereçam formas de pagamentos próprias, a partir de uma infraestrutura já existente.
Dessa forma, o PaaS possibilita que empresas terceirizem e integrem funcionalidades de pagamento sem precisar desenvolver nem gerenciar infraestruturas próprias.
Quais são os benefícios do Payment as a Service?
O PaaS pode oferecer diversos benefícios às empresas, como a redução de custos e tempo de desenvolvimento, escalabilidade, segurança e compliance e suporte a novas tecnologias. Em detalhes:
- Redução de custos e tempo de desenvolvimento: como esse serviço é oferecido por um terceiro, a empresa não precisa investir na criação de um sistema próprio, possibilitando o foco no core business.
- Escalabilidade: essa solução permite que as empresas escalem os seus sistemas de pagamento de forma ágil, conforme o crescimento da demanda e o volume das transações.
- Segurança e Compliance: com o PaaS, não é necessário se preocupar com obrigações regulatórias, já que elas são responsabilidade da empresa provedora.
- Suporte a novas tecnologias: as empresas que fornecem PaaS estão em constante atualização para acompanhar as tendências e permitir que seus clientes adotem rapidamente novas tecnologias.
Quais empresas podem usar o PaaS?
O Payment as a Service pode atender diferentes setores de empresas. Entretanto, a maioria das organizações que buscam esse serviço são:
- Empresas que não são nativas do setor financeiro, mas desejam oferecer serviços nessa área;
- Empresas do mercado financeiro que não possuem infraestrutura própria para ofertar determinadas soluções.
Como funciona o Payment as a Service?
O PaaS permite que empresas integrem e gerenciem funcionalidades de pagamento sem precisar criar toda a infraestrutura necessária. Em geral, ele funciona da seguinte maneira:
- Integração com o sistema da empresa: o fornecedor do PaaS fornece APIs que as empresas podem utilizar para integrar o sistema de pagamento ao seu próprio site ou sistema de gestão.
- Processamento de transações: o sistema de PaaS processa a transação, verificando dados de pagamento e autorizando ou não a compra, de forma rápida e segura.
- Análise de fraudes: os provedores de PaaS utilizam sistemas avançados de segurança para detectar atividades suspeitas e prevenir fraudes.
Diferença entre Payment as a Service e Banking as a Service
Apesar de serem parecidos e permitirem que empresas ofereçam produtos financeiros, PaaS e BaaS não são a mesma coisa.
Enquanto o Banking as a Service (BaaS) permite que empresas tenham o seu próprio banco, o Payment as a Service (PaaS) oferece soluções que permitem que empresas disponibilizem seus próprios meios de pagamento.
Soluções da QI Tech
Com a QI Tech, você pode oferecer diversos meios de pagamento aos seus clientes e utilizar tecnologia de ponta para validar suas transações.
Além das formas de pagamento convencionais, como emissão de boletos, Pix, bolePix e transferências, com as nossas soluções você também pode oferecer aos seus clientes:
BNPL: Buy Now, Pay Later
Permita que seus clientes realizem compras, mas só efetuem o pagamento depois.
Cartão pré-pago White Label
Ofereça aos seus clientes um cartão personalizado com a identidade da sua empresa
QI Fatura
Ofereça uma opção de pagamento alternativa ao cartão de crédito com o Pix Parcelado da QI Tech.