Você está procurando serviços e produtos para fazer a sua empresa escalar de forma rápida e segura? Não esqueça um dos fatores mais importantes que devem ser observados no processo de decisão por um novo fornecedor: a documentação de API.
Uma documentação detalhada e concisa pode ser não apenas o segredo para uma implementação bem-sucedida, mas também um dos principais indicativos de maturidade do fornecedor em questão.
Além disso, ter acesso a informações claras é fundamental para que a sua experiência de uso do produto seja satisfatória.
Apesar da importância de manter uma documentação bem elaborada, muitas empresas enfrentam dificuldades para documentar de forma eficiente e manter seus registros atualizados, especialmente por conta do alto volume de dados que precisam ser organizados.
Neste post, vamos falar sobre o que é uma documentação de API e por que você deveria avaliar esse critério ao escolher um novo fornecedor de tecnologia para o seu negócio.
O que é uma documentação de API?
A documentação de API é um conteúdo técnico com informações sobre como utilizar e realizar uma integração efetiva com a Interface de Programação de Aplicações de uma empresa.
Além de ser um manual de referência que detalha tipos de retorno e funções, uma boa documentação também pode dar suporte ao usuário por meio de exemplificações com tutoriais e screenshots.
Entregando valor desde o princípio, ela facilita e agiliza o processo de integração. Uma documentação bem elaborada também oferece informações detalhadas que auxiliam o seu negócio a planejar orçamento, cronograma, plano de lançamento de novos produtos, ou ainda melhorias externas e internas na empresa.
Por que devo avaliar a documentação de API antes de escolher meus fornecedores?
Uma API bem documentada demonstra a preocupação do fornecedor em desenvolver produtos e funcionalidades pensados para atender às necessidades do cliente, valorizando principalmente a experiência do usuário.
Explicativa e com passos bem sinalizados, ela possibilita que os desenvolvedores da sua empresa otimizem tempo e força de trabalho com o processo de integração.
Por outro lado, a API que não foi documentada adequadamente torna-se um obstáculo para a contratação do serviço, já que pode gerar problemas futuros que envolvem custos mais altos do que os planejados, dificuldade de manutenção e desconhecimento a respeito da solução contratada.
Uma documentação clara e objetiva de API pode dar à sua empresa autonomia para envolver diferentes áreas em um mesmo projeto, já que funciona como uma ponte para a comunicação eficiente entre elas. Além disso, agiliza a resolução de problemas e garante que o produto tenha um ciclo de vida mais longo.
Leia todos os artigos sobre Banking-as-a-Service
Como identificar uma boa documentação de API?
Ao fazer uma avaliação dos fornecedores que sua empresa deseja contratar, verifique se a documentação de API fornece informações como endpoints e parâmetros de entrada, funcionalidades oferecidas, além de especificações dos retornos, códigos e explicações dos possíveis erros.
Verifique também se foram disponibilizadas, detalhadamente, as alterações pelas quais os últimos versionamentos passaram.
A documentação da API deve ser pensada e organizada para que sua equipe técnica gaste o menor tempo possível procurando referências externas – por isso, o aproveitamento é ainda melhor se for enriquecida com tutoriais e exemplos de código.
Ter acesso a uma documentação que auxilia seus desenvolvedores em uma implementação ágil e eficiente impacta na otimização de tempo da sua equipe, possibilitando ainda que ela direcione esforços para atividades mais estratégicas e menos operacionais.