Tendências do mercado de BaaS – Banking as a service no Brasil

Sumário

Newsletter da QI Tech

Assine a newsletter da QI Tech e fique por dentro das notícias e análises mais importantes para fintechs, setor financeiro, cybersegurança e mercado de capitais.

Ao seguir com a Assinatura da Newsletter, declaro que li, compreendi e concordo com os termos da Política de Privacidade da QI Tech.

As inovações tecnológicas dos últimos anos estão interligadas com as tendências dentro do mercado financeiro que vem ganhando força nos últimos tempos, muitas vezes se juntando ao apresentar uma nova solução, como o Banking as a Service. 

O Banking as a Service, também conhecido como BaaS, é uma solução tecnológica que oferece produtos financeiros para qualquer tipo de empresa, possibilitando que estas passem a agir como um banco para seus clientes. 

Esse modelo de negócio trouxe diversas mudanças para o cenário bancário atual, influenciando tanto o mercado financeiro quanto o setor de tecnologia global.  Com o crescimento dessa operação, o BaaS apresenta diversas oportunidades para o futuro. 

Tendências de BaaS – Banking as a Service para os próximos anos 

Chatbots

Os chatbots são uma das mais famosas aplicações de Inteligência Artificial da atualidade. Essas aplicações, que simulam uma conversa humana com o consumidor, já são utilizadas por diferentes empresas, e seus usos são diversos. 

Essa crescente tendência tem como sua principal filosofia a ideia da máquina aprender como o usuário opera, gradativamente substituindo o conceito que dizia que o usuário deve aprender a interface da máquina. 

Além de alterar o treinamento de profissionais, esse desdobramento tecnológico, que faz com que o chatbot opere baseado no que o cliente deseja, apresenta uma mudança na qualidade dos serviços bancários. 

O uso de chatbots para o auxílio desses serviços são vários, como a redução de custos de operação, disponibilidade integral e maior escalabilidade, o que aumenta progressivamente a capacidade de resposta de uma instituição. 

Com o aprimoramento da ferramenta e sua desenvolvente capacidade de agir fora do departamento de TI, os chatbots passam a ser uma tendência de banking, o que possibilita sua integração às operações de BaaS. Confira algumas possíveis aplicações desta tecnologia nesse setor. 

Transferências bancárias

O processo transacional e a transferência de fundos para diferentes contas pode ser automatizado e realizado por um chatbot. Dessa forma, uma instituição financeira pode realizar operações rotineiras, como pagamentos e rastreamento de transações em tempo real. 

Empréstimos

Com uma boa quantidade de dados qualificados, um chatbot pode automatizar o processo de empréstimo de crédito. O algoritmo da máquina pode ser programado para determinar a procedência dos credenciados, eliminar atrasos administrativos e melhorar a experiência do cliente. 

Monitoramento da pontuação de crédito

O uso de chatbots para o monitoramento da pontuação de crédito pode ser explorado por instituições financeiras ao oferecer a seus clientes capacidade do algoritmo de checar sua classificação de crédito. 

O avanço da tecnologia tornou a previsibilidade um aspecto tangível para a Inteligência Artificial, o que significa que um chatbot voltado para o monitoramento de crédito também pode sugerir uma série de ações para que o consumidor possa melhorar seu status financeiro no futuro.

Atendimento ao consumidor

Por fim, o uso mais comum de chatbots também tem chance de se tornar uma tendência de BaaS. Essa aplicação permite que o chatbot responda perguntas comuns de clientes de uma maneira rápida e eficiente

Nuvem pública

Ao adotar a nuvem e sua lógica baseada em componentes, empresas podem inovar mais rápido. A nuvem atrai os bancos não só pela eficiência no desenvolvimento, mas também por permitir que eles cresçam conforme a necessidade.

A popularidade das plataformas de Software como Serviço (SaaS) fez com que o modelo de nuvem pública se tornasse comum. Nesse modelo, uma empresa externa cuida e compartilha recursos de computação pela Internet pública, beneficiando várias organizações.

No setor financeiro, essa abordagem se transforma no Banking as a Service (BaaS), onde softwares específicos integram aplicativos e bases de dados seguindo regras determinadas. Assim, as plataformas de BaaS podem se ajustar tanto a necessidades constantes, por meio de sua capacidade de escalar, quanto a demandas temporárias, como as impostas por regulamentações financeiras.

Além disso, ao substituir grandes infraestruturas por ativos digitais centralizados, os bancos conseguem reduzir seus custos fixos, facilitando o desenvolvimento e a operação.

Apps de pagamento em mensagens em redes sociais

Iniciada na Ásia, a tendência bancária de integrar produtos financeiros em aplicativos de mensagens vem ganhando força ao redor do mundo todo, incluindo no Brasil, como foi o caso das transferências feitas pelo WhatsApp. 

Na prática, a interface do próprio aplicativo de mensagens permite que as transações de pagamento sejam realizadas. Dessa forma, contas de pagamentos são registradas e a transação é monitorada inteiramente pelo app. 

Outras tendências de BaaS, com infraestruturas modernas de pagamento, operações como de Open Finance e APIs abriram o caminho para que aplicativos de mensagens possam oferecer serviços financeiros, o que mudará o comportamento de compra e o sistema de pagamentos. 

A ampliação de produtos financeiros em meios mais acessíveis trabalha juntamente com a tendência de banking da democratização de soluções financeiras. De acordo com o Banco Central, o Brasil abriga cerca de 34 milhões de desbancarizados, estatística que agora pode ser combatida com novas tecnologias. 

Sendo assim, consumidores de empresas de variados ramos podem ser atendidos da maneira que melhor resolve suas necessidades, já que a experiência oferecida é moldada para seu perfil. 

Go-to-market mais rápido

Chamamos de go-to-market as estratégias usadas por empresas para trazer seus produtos ao mercado. Por se tratar de um processo que é desenvolvido ao longo dos anos, sendo alterado para as mudanças do mercado e o comportamento dos consumidores, o go-to-market é crucial para posicionar uma empresa em um cenário competitivo

A aceleração deste processo dentro do setor financeiro é uma tendência de BaaS que vem crescendo conforme a tecnologia avança. Uma estratégia go-to-market é composta por alguns passos importantes, dentro deles a oferta de produtos e serviços. 

Por se tratar de uma solução tecnológica, a maneira como os produtos são ofertados, no mercado de BaaS, tem a tendência de ser muito mais rápida do que atualmente. De plataformas bancárias a empréstimos de crédito, o processo ofertado é mais simples, seguro e acessível. 

Bancos incumbentes adotando a solução de BaaS

Os grandes bancos de varejo do Brasil, também conhecidos como bancos incumbentes, podem, em um primeiro momento, agir como uma espécie de antagonista no cenário de tecnologia bancária. 

Entretanto, a tendência de Banking as a Service para os bancos tradicionais prevê que estes logo abracem a solução como uma nova fonte de receita. Dentre as diversas maneiras de integrar esses dois processos, a que mais se destaca é a providenciação de APIs. 

Além de cobrar pelo uso das APIs, a oferta destas pode se dar pela provisão de pagamentos, transferências e verificações legais. Consequentemente, ao permitir que outras empresas ofereçam produtos financeiros em suas plataformas, os bancos gerarão uma nova fonte de receita.

O BaaS – Banking as a Service da QI Tech

A QI Tech disponibiliza uma infraestrutura abrangente para Banking as a Service, oferecendo soluções rápidas e seguras por meio de APIs altamente disponíveis. Em sua plataforma all-in-one, uma variedade de soluções está à disposição, sendo adaptável às necessidades específicas de cada cliente.

Ao escolher a plataforma BaaS da QI Tech, você usufrui de diversos benefícios, tais como:

  • Infraestrutura completa com white label, contas nominativas e operações 24/7
  • Respostas síncronas ágeis
  • Notificações assíncronas por meio de webhook

Compartilhe esse conteúdo 😃

Equipe Blog QI Tech
Equipe Blog QI Tech
Somos o principal blog sobre serviços financeiros B2B do Brasil e a 1ª Sociedade de Crédito Direto – nº329 a oferecer infraestrutura bancária para construção de serviços financeiros. Temos a missão de democratizar o acesso ao crédito. 🚀💙

Melhores Posts

PlataformaAll-in-Onepara
criar produtos financeiros

Monte seu banco digital. Ofereça crédito e financiamento. Automatize pagamentos e cobranças. Analise clientes de maneira imediata e segura contra fraudes. Tudo o que você precisa para lançar soluções financeiras, com uma tecnologia robusta, rápida, modular e com APIs simples e de alta disponibilidade.

Rolar para cima