O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou na última terça-feira (29) que o lançamento do Pix por aproximação acontecerá na próxima semana e a expectativa é que a funcionalidade esteja disponível ainda este ano.
Nesse blogpost, te explicaremos tudo sobre essa novidade: o que esperar do Pix por aproximação, como vai funcionar e o que dizem os especialistas. Vamos nessa?
O que é Pix por aproximação?
A funcionalidade do Pix por aproximação será semelhante a do cartão de crédito ou débito por aproximação, presente nas carteiras digitais dos celulares.
Dessa forma, será possível realizar pagamentos apenas aproximando o seu celular da maquininha do lojista, sem a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira.
Contudo, é importante salientar que as formas de transferência via Pix já existentes vão continuar sendo uma possibilidade para os clientes.
Como fazer pagamentos com Pix por aproximação?
Os pagamentos com Pix por aproximação devem funcionar da seguinte maneira: será necessário uma permissão e cadastro de chave no aplicativo da instituição financeira.
Depois de cadastrado, é só aproximar a parte de trás do celular na maquininha para que aconteça a transferência do valor predeterminado, assim como fazemos com cartões da nossa carteira digital.
Dependendo do valor da transferência, pode ser solicitado a autenticação da transação com senha ou biometria.
Quando vai lançar o Pix por aproximação?
O Pix por aproximação será lançado na próxima segunda-feira (04/11), em um evento em São Paulo, que vai reunir representantes do Google e do Banco Central.
A expectativa é que algumas instituições já comecem a implementar essa funcionalidade em novembro de 2024. Entretanto, o prazo máximo para as instituições oferecerem o Pix por aproximação é até janeiro de 2026.
Quem pode usar o Pix por aproximação?
O Pix por aproximação poderá ser usado por todos usuários que tenham uma chave Pix e um dispositivo compatível com a tecnologia NFC, que permita o pagamento por aproximação.
O que dizem os especialistas
Para Danilo Porto, sócio da QI Tech, o Pix por aproximação deve impulsionar ainda mais o crescimento dessa forma de pagamento e tornar as transações mais simples e rápidas. De acordo com ele, “a fluidez no processo de pagamento é uma das razões pela qual o uso do NFC está se tornando tão popular”.
Por isso, é importante que as empresas estejam atualizadas e ofereçam essa facilidade como uma forma de fidelizar clientes, aumentar o volume de vendas e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio.
Entretanto, por conta de toda essa agilidade, é necessário ficar ainda mais atento às fraudes que podem acontecer nesse setor. Para isso, conte com o Antifraude Pix da QI Tech, premiado globalmente pelo FinTech & RegTech Global Awards.
Quais são as novidades sobre o Pix?
As novidades do Pix são: Antifraude Pix, Pix aproximação, Pix automático, Pix parcelado, Pix transferência, Pix cobrança, Pix copia e cola, Pix offline, Pix internacional e Pix garantido.
O Banco Central está constantemente atualizando a tecnologia dessa forma de pagamento.
Antifraude Pix da QI Tech
O Antifraude Pix da QI Tech protege empresas e usuários de golpes relacionados ao Pix, com análise de device, documentos, comportamento e liveness com reconhecimento facial, sendo possível verificar transações em questão de segundos.