Com a Black Friday se aproximando, as empresas precisam estar preparadas para atender seus clientes da melhor forma possível e, consequentemente, garantir uma alta taxa de lucro durante o período. Entretanto, por conta do aumento significativo no número de compras, fraudes passam a ser mais comuns nessa época.
Nesse artigo, abordaremos serviços que podem ser o diferencial do seu negócio em um período em que a concorrência tende a vir mais forte e te contar como proteger a sua empresa de fraudes. Vamos lá?
O que é Black Friday?
A Black Friday é um dia de promoções e descontos que ocorre todos os anos nos Estados Unidos desde o século XX. A data é comemorada um dia após o Dia de Ação de Graças norte-americano, ou seja, sempre na quarta sexta-feira de novembro. Esse ano, a Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro.
Apesar de essa já ser uma tradição nos Estados Unidos há muitos anos, a Black Friday só ganhou popularidade no Brasil em 2012 e, atualmente, é uma das datas em que os lojistas mais faturam. Em 2023, o faturamento da Black Friday no Brasil foi de R$4,9 bilhões, segundo dados da Neotrust.
O que esperar da Black Friday de 2024?
A expectativa para a Black Friday de 2024 é que ela continue sendo um dos maiores eventos de vendas do ano, com projeções de crescimento de cerca de 10% no faturamento em relação a 2023, de acordo com dados da Haus. Esse aumento será impulsionado, em grande parte, pelo crescimento das compras feitas via dispositivos móveis, que têm se tornado uma preferência entre os compradores.
Além disso, 66% dos consumidores já afirmaram que planejam realizar compras durante a Black Friday, conforme apontam dados da Wake. Sendo que, o cartão de crédito deve se manter como a forma de pagamento mais utilizada, representando 60% das compras, de acordo com a Globo. Contudo, o Pix continua ganhando força, com sua participação nas transações crescendo ano a ano.
Dessa forma, oferecer diferentes soluções de pagamento, pode ser o diferencial para atrair mais clientes para o seu negócio e se diferenciar em meio a concorrência.
Soluções para vender mais na Black Friday
Devido a alta concorrência no período da Black Friday, é essencial que as empresas se destaquem na oferta de serviços e formas de pagamento para conseguir atrair mais clientes e lucrar durante esse período tão importante de vendas.
Algumas soluções que podem fazer a sua empresa se destacar são:
- Pix Parcelado (QI Fatura);
- Buy Now, Pay Later (BNPL);
- Pagamento por aproximação.
A seguir, vamos explicar cada uma delas com mais detalhes:
Pix Parcelado (QI Fatura)
Com o aumento do número de vendas via Pix, oferecer o Pix Parcelado -chamado de QI Fatura na QI Tech- como forma de pagamento, pode ser um diferencial para a sua empresa. Essa ferramenta permite transações parceladas com a agilidade e facilidade dos pagamentos via Pix.
Buy Now, Pay Later (BNPL)
O BNPL oferece uma solução de financiamento que permite ao consumidor adquirir produtos imediatamente, enquanto o lojista recebe o pagamento à vista. No entanto, o consumidor pode parcelar o valor em pagamentos menores, geralmente em prazos curtos e sem juros, facilitando o acesso ao crédito para consumidores com orçamentos mais limitados, por exemplo.
Pagamento por aproximação
O pagamento por aproximação tem cada vez mais conquistado os brasileiros por sua agilidade. Com ele, não é necessário estar com o cartão nem colocar a senha – só precisa aproximar o seu dispositivo móvel e pronto, a compra será efetuada.
Evite fraudes durante a Black Friday
As formas de pagamentos que citamos anteriormente são maneiras de fidelizar os clientes e aumentar o volume de vendas e a lucratividade. Entretanto, com a agilidade dessas transações e a massividade das compras durante a Black Friday, os golpistas se aproveitam da situação e as fraudes contra empresas e clientes podem se tornar ainda mais recorrentes.
De acordo com o material “Fraudes no Brasil: Estudo completo sobre ameaças e soluções antifraudes”, produzido pela QI Tech, os principais tipos de fraudes aplicados no Brasil em 2023 foram:
- Deepfakes;
- Fraudes em pagamentos digitais;
- Identidades falsas;
- Invasão de contas bancárias.
Para proteger a sua empresa e os seus clientes, algumas formas de prevenção a fraudes durante a Black Friday podem ser essenciais, como por exemplo:
Onboarding
O Onboarding é a solução responsável pela realização de toda a validação dos usuários. Dessa forma, o sistema analisa as informações fornecidas pelo cliente no momento do cadastro para conseguir identificar possíveis fraudes.
Para conhecer os seus clientes de forma segura e eficiente, o sistema pode operar a partir de um motor de regras que analisa os inputs de acordo com as necessidades da empresa. Nesse momento, pode haver validação cadastral, análise de documentos, reconhecimento facial e device scan.
Análise de crédito
Focada em analisar a saúde financeira do usuário, a análise de crédito valida o histórico e comportamento financeiro de acordo com a capacidade do indivíduo em assumir obrigações financeiras. Dessa forma, a empresa consegue tomar decisões mais informadas e estabelecer condições para minimizar os riscos.
Antifraude Transacional
Essa solução é responsável por validar todas as características da transação e identificar qualquer situação suspeita. Assim, o valor, as instituições, o local e o horário das transações são monitorados para que a empresa possa avaliar tentativas de fraudes.
A solução de Antifraude Pix da QI Tech recebeu o prêmio FinTech e RegTech Global Awards por fortalecer a segurança cibernética no setor financeiro.
Como a QI Tech pode te ajudar
Para atrair mais clientes e evitar fraudes no período de Black Friday, a QI Tech pode te ajudar a oferecer soluções que destaquem e protejam a sua empresa em um período em que a concorrência tende a ser maior.
A QI Tech é uma plataforma one-stop-shop de infraestrutura tech e regulatória para serviços financeiros, e conta com licenças de SCD e de DTVM, concedidas pelo Banco Central. Oferece soluções de ponta a ponta na jornada de crédito, indo desde o onboarding de clientes, antifraude transacional e motor de regras, passando por banking as a service, pagamento de boletos e Pix em alto volume, contas digitais, esteiras de emissão de crédito, e chegando até a administração e custódia de fundos de investimento. Em novembro de 2023, a QI Tech recebeu um aporte de R$1 bilhão liderado pelo General Atlantic, movimento que faz parte dos planos de expansão da companhia.