O Banco Bari é mais uma instituição financeira que conta com a QI Tech para minimizar o risco de fraude e golpe com o Pix.
Criado em 1995 como parte do Grupo Barigui e licenciado pelo Banco Central em 2018, o Banco Bari é uma das principais instituições financeiras do País, em especial para operações de crédito com garantia e para o mercado imobiliário.
Desde a sua homologação no Bacen, o Bari vem tomando passos para digitalizar sua operação e oferecer inovação ao mercado, como cartões de crédito e contas digitais, estrategicamente conectados aos negócios principais.
Com a chegada do Pix, todas as instituições começaram a se mexer para reforçar sua segurança nesse tipo de operação – e com o Bari não foi diferente.
A facilidade prometida pelo Banco Central para aumentar a competição no mercado financeiro iria ocasionar em mais transações pelo público, mas também abre um potencial novo campo para fraudes.
Antifraude Pix no Banco Bari
Para estar protegido desde o princípio da nova tecnologia, Marcelo Alves, gerente de Prevenção à Fraude e PLDFT do Banco Bari, entrou em contato com a QI Tech para contar com uma solução de Antifraude Pix, posteriormente premiada globalmente pelo Central Banking Britânico.
“O maior problema de segurança com o Pix são os golpes, e não apenas as fraudes. Por isso, uso a QI Tech para monitoramento e prevenção”, comenta o responsável pela área, que reforça que diminuiu significativamente sua exposição ao risco com a solução de Antifraude Pix.
O Bari conta com milhões de transações por mês nesta modalidade – e usa a QI Tech também como um motor de regras para a calibragem e acionamento dos parâmetros para aceite, recusa ou análise manual. O banco possui também equipe dedicada para uma análise manual que atua a partir dos alertas emitidos pela QI Tech.
“A interface da QI Tech é muito boa e muito fácil. Ter as informações que eu preciso reunidas no dashboard inicial e uma busca efetiva ajudam muito na agilidade de análise”, conta o gerente, também coordenador da comissão de prevenção à fraude da ABBC (Associação Brasileira de Bancos).
Como um dos primeiros clientes da solução ao entrar logo que o Pix começou a vigorar, Marcelo participou indiretamente também do desenvolvimento da solução, com feedbacks valiosos desde a origem. “A QI Tech é muito rápida e aberta a nos ajudar, nunca tive nenhum problema e sempre escutam e analisam a viabilidade de potenciais novas features. O atendimento e suporte são ótimos”, afirma.
Assim como o Banco Bari, mais de 300 clientes confiam na QI Tech para antifraude, KYC, onboarding digital e infraestrutura completa para serviços financeiros.