Em 2025, com a expectativa de uma lenta recuperação da economia global, a tendência para o mercado financeiro é o crescimento de um ambiente ainda mais complexo e desafiador, criando portas para o avanço tecnológico.
Com a evolução dos conceitos de pagamentos instantâneos, as novas regulamentações de Banking as a Service e a ascensão do Open Finance, também cresce a necessidade de mecanismos antifraude mais robustos e de soluções de Embedded Finance, capazes de transformar a maneira como empresas e consumidores interagem com serviços financeiros.
O que tem de novo no mercado financeiro em 2025?
As principais tendências do mercado financeiro são:
- Pagamentos instantâneos 2.0;
- Regulação de Banking as a Service (BaaS);
- Ascensão do Open Finance;
- Maior adesão a mecanismos antifraude;
- Embedded Finance.
A seguir vamos explorar em mais detalhes sobre as principais tendências no mercado financeiro e o que esperar para 2025.
1. Pagamentos instantâneos 2.0
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, tem apresentado diversas inovações e atualizações regulatórias que visam aprimorar a experiência dos usuários e fortalecer a segurança das transações.
Algumas das principais inovações do mercado financeiro neste ano são:
- Pix por Aproximação: permite aos usuários realizarem pagamentos ao aproximar o celular de terminais de pagamento compatíveis, sem a necessidade de abrir o aplicativo bancário;
- Pix Automático: permite a realização de pagamentos recorrentes de forma automatizada, trazendo mais conveniência ao usuário.
2. Regulação de Banking as a Service (BaaS)
O modelo de Banking as a Service (BaaS) tem ganhado destaque no Brasil, permitindo que empresas de diversos setores ofereçam serviços financeiros aos seus clientes por meio da infraestrutura de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
A Consulta Pública nº 108, lançada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) em 31 de outubro de 2024, propõe regulamentações para os modelos de parceria para prestação de serviços financeiros ou de pagamentos conhecidos com BaaS, para mitigar riscos e garantir a estabilidade do sistema financeiro.
O prazo para envio de sugestões e comentários à consulta pública de BaaS é até 31 de janeiro de 2025.
3. Ascensão do Open Finance
O Open Finance no Brasil tem avançado significativamente, promovendo maior transparência e competitividade no setor financeiro.
A partir de 1º de janeiro de 2025, instituições individuais ou pertencentes a conglomerados com mais de 5 milhões de clientes serão obrigadas a participar do Open Finance, ampliando a base de clientes que podem optar por compartilhar seus dados entre as instituições de 75% para 95%. O Banco Central pretende intensificar, também, a portabilidade de crédito e salário por meio do Open Finance em 2025, visando simplificar e agilizar esses processos.
4. Maior adesão a mecanismos antifraude;
A crescente digitalização dos serviços financeiros no Brasil tem intensificado a necessidade de aprimorar os mecanismos de prevenção a fraudes.
O Banco Central do Brasil (Bacen) tem implementado diversas regulamentações para fortalecer a segurança das transações financeiras, como a Resolução Conjunta nº 6/2023 e a Resolução BCB nº 403/2024 que estabelecem requisitos para o compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraudes entre instituições financeiras e novas medidas de segurança no sistema de pagamentos instantâneos Pix, visando combater fraudes e golpes, respectivamente.
5. Embedded Finance.
O Embedded Finance, ou finanças incorporadas, em português, é uma tendência crescente que permite a integração de serviços financeiros em plataformas não financeiras, como aplicativos de compras, redes sociais e e-commerce.
Globalmente, o mercado de Embedded Finance está em expansão. De acordo com a PwC, espera-se que o mercado de aplicações de Embedded Finance cresça cinco vezes, passando de US$54,3 bilhões em 2022 para US$248,4 bilhões em 2032. Essa tendência é impulsionada pela digitalização dos serviços financeiros e pela crescente demanda por conveniência por parte dos consumidores.
Em 2025, o mercado financeiro será marcado por inovações tecnológicas, regulamentações estratégicas e uma maior integração de serviços financeiros no dia a dia das pessoas. Com o avanço de soluções como pagamentos instantâneos 2.0, Open Finance e Embedded Finance, o setor continuará evoluindo para atender às demandas de um público cada vez mais conectado e exigente.
Para saber mais sobre essas tendências que vão revolucionar o mercado financeiro em 2025, leia já o novo material da QI tech: “Tendências para o mercado financeiro em 2025”.
O que você viu nesse artigo?
- 2025 deve ser um ano marcado por desafios e complexidade no mercado financeiro, que impulsionam avanços tecnológicos;
- As principais tendências para o mercado financeiro em 2025 são (1) Pagamentos Instantâneos, (2) Regulamentação de BaaS, (3) Open Finance, (4) Mecanismos antifraudes e (5) Embedded Finances;
- Portabilidade de crédito e salário irão ganhar maior tração com a ascensão do Open Finance;
- Para fortalecer a segurança dos usuários, o Bacen estabeleceu medidas antifraude para o Pix e regras de compartilhamento de informações sobre fraudes.