O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que pode ser uma ótima oportunidade de negócio para a sua empresa.
Entenda o que é, quais são os requisitos para emitir e quais são as vantagens de oferecê-lo.
O que é crédito consignado?
O crédito consignado é uma forma de empréstimo na qual as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do cliente final.
Isso significa que o tomador não precisa se preocupar em pagar boletos ou carnês, pois o valor é debitado automaticamente da sua fonte de renda. Essa característica reduz o risco de inadimplência e permite que o crédito consignado tenha taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos do que outras modalidades, o que torna essa opção atrativa e acessível.
Quais são os requisitos para oferecer Crédito Consignado?
Para emitir crédito consignado, a empresa precisa ter autorização do Banco Central do Brasil para operar essa modalidade de crédito – ou operar com uma parceira que tenha.
Além disso, é necessário ter convênio com a fonte pagadora do cliente, que pode ser um órgão público, uma empresa privada ou o INSS. O convênio é um acordo que estabelece as regras e as condições para a concessão do crédito consignado aos clientes vinculados à entidade.
Quais são as vantagens?
Oferecer crédito consignado na sua empresa pode trazer diversos benefícios, tanto para você quanto para os seus clientes. Veja algumas das vantagens:
- Ampliar o seu portfólio de produtos e serviços, oferecendo uma solução de crédito diferenciada e competitiva no mercado.
- Aumentar a sua receita e reduzir a sua inadimplência, pois o crédito consignado tem baixo risco de calote, já que as parcelas são descontadas diretamente da fonte de renda do cliente.
- Fidelizar os seus clientes, oferecendo um atendimento personalizado e facilitando o acesso ao crédito.
- Contribuir para a inclusão financeira e o bem-estar dos seus clientes, ajudando-os a realizar seus sonhos e projetos, como comprar um carro, reformar a casa ou fazer uma viagem.
Como emitir crédito consignado?
Para emitir crédito consignado, é preciso seguir algumas etapas, que podem envolver os seguintes processos:
- Onboarding
Como em qualquer requisição de crédito, o primeiro passo é o cliente realizar o cadastro completo dentro da plataforma. Para quem concede o crédito, contar com uma infraestrutura de Onboarding pode ser essencial, assim a validação de informações como nome, e-mail, CPF, entre outros, é feita de forma simplificada. - Antifraude
A implementação de uma solução de antifraude é essencial para garantir a segurança das operações e proteger tanto a empresa quanto o cliente contra fraudes e golpes, que têm se tornado cada vez mais sofisticados. Nessa etapa, contar com um Device Scan para localizar possíveis aparelhos fraudulentos e com uma checagem de geolocalização pode ser essencial. - Assinatura eletrônica
Após o aceite da proposta, a assinatura eletrônica pode facilitar o processo de formalização do contrato, eliminando a necessidade de burocracia e garantindo maior conveniência para o cliente. Medidas extras de segurança podem ser tomadas neste ponto, como uma assinatura com face recognition e liveness, para garantir a identidade do assinante e tomador do crédito. - Emissão da CCB (Cédula de Crédito Bancário)
Após a aprovação e assinatura do crédito, a emissão da CCB é realizada para oficializar a transação de maneira segura e dentro dos padrões regulatórios do Banco Central do Brasil. A CCB é um título que representa uma promessa de pagamento em dinheiro decorrente de operações de crédito de qualquer tipo. - Cobrança
Como dito, a cobrança das parcelas é realizada diretamente em folha. Com isso, para oferecer o crédito consignado, deve-se possuir um convênio com o INSS para lançamento das parcelas e conciliação com a dívida. - Cessão da CCB a um fundo de investimento
Finalmente, a cessão da CCB a um fundo de investimento é uma estratégia para as empresas transformarem essas operações em liquidez, gerando novos recursos para futuras concessões de crédito.
Emita crédito consignado na sua empresa com a QI Tech
A QI Tech é a primeira SCD autorizada pelo Banco Central, e provê infraestrutura completa para serviços financeiros. Com o Lending As A Service da QI Tech, você pode integrar as APIs da QI Tech ao sistema da sua empresa e oferecer diferentes tipos de crédito aos seus clientes, como crédito pessoal, capital de giro, financiamento automotivo, financiamento estudantil, financiamento imobiliário, buy now pay later, antecipação do saque FGTS e crédito consignado. A QI Tech cuida de todo o processo de emissão, gestão e cessão do crédito, seguindo as normas regulatórias e operacionais